7 fatos difíceis de explicar na morte de 2 pichadores

     Saiba o que a polícia ainda precisa esclarecer na morte de Alex e Ailton. Advogado diz que PMs agiram em legítima defesa

    Amigos e familiares protestam contra a sentença da juíza Débora Faitarone que inocentou cinco policiais militares envolvidos na morte dos pichadores Alex Dalla Vechia e Ailton dos Santos | Foto: Sérgio Silva /Ponte Jornalismo.

    Na semana passada, a Justiça Militar libertou quatro policiais militares que mataram os pichadores Alex Dalla Vechia Costa, 32 anos, e Ailton dos Santos, 33, em 31 de julho.  O juiz corregedor do Tribunal Justiça Militar do Estado de São Paulo entendeu que os policiais podem responder em liberdade e afirmou haver elementos  que “dão sustentação à versão dos indiciados, de que agiram em legítima defesa própria, ante os disparos efetuados pelos dois indivíduos que invadiram o edifício de apartamentos”.

    Os PMs afirmam que Ailton e Alex estavam armados e invadiram um prédio na Mooca, na região central de São Paulo, para roubar. Já amigos e parentes dos pichadores defendem que eles foram executados.

    Ponte levantou 7 pontos da história que parecem não se encaixar na versão oficial e ouviu o advogado dos policiais, o ex-PM João Carlos Campanini, sobre cada um deles.

    As vítimas disseram que iam ao prédio para pichar.
    Na tarde 31 de julho, Alex enviou mensagens aos amigos, via Whatsapp, em que contava que iria pichar um prédio à noite e chamava os parceiros para irem junto. “Vai fazer o que hoje? Vamo pichar?”, ele pergunta numa mensagem de áudio.  “Tras tinta” (sic), pede no celular.

    Ouça o recado de Alex no Whatsapp

    O que diz o advogado.  Segundo João Carlos Campanini, as mensagens não comprovam que as vítimas pretendiam pichar o condomínio. “Podem ser gírias de ladrão. Eles parecem estar combinando roubar o prédio”, afirma.

    [dropcaps round=”no”] 2[/dropcaps] Alex e Ailton adotaram o mesmo procedimento de outras ações de “pixo”.
    Na noite em que entraram no Windsor, um condomínio de 19 andares na avenida Paes de Barros, os 2 passaram pelo porteiro agindo como se fossem moradores e subiram para o último andar do prédio. O procedimento é o mesmo que Alex costumava usar para pichar prédios, como ele próprio mostra para o repórter Marcelo Guedes, da Rede TV!, no vídeo abaixo, gravado em 2009.

    O que diz o advogado. Campanini afirma que a PM não encontrou provas de que a dupla tivesse ido ao Windsor para pichar. “Eles ficaram uma hora no interior do prédio, mas não há indícios de que tenham feito alguma pichação. A polícia também não apreendeu com eles nenhum material usado para pichar”, afirma.

    Ninguém, além da polícia, viu os pichadores armados.
    Entrar no prédio, sacar as armas e render o porteiro é uma estratégia padrão em roubos a condomínio. Alex e Ailton não fizeram nada disso. Apenas passaram pelo porteiro e pegaram o elevador. O zelador que flagrou a dupla no 18º andar também negou, em seu depoimento à polícia, ter visto armas com os pichadores.

    O zelador foi liberado pela dupla e chamou a polícia.
    Se os 2 pichadores estavam armados com um revólver 38 e uma pistola 380, como afirmam os PMs, é fácil imaginar que, se fossem surpreendidos por um funcionário do prédio, usariam as armas para dominá-lo e impedir que chamasse a polícia. De novo, não foi o que aconteceu. Após conversar com a dupla na entrada do seu apartamento, no 18º andar, o zelador não teve nenhum problema para descer as escadas e ligar 190.
    bo-zelador1 bo-zelador2
    O que diz o advogado. Sobre Alex e Ailton não terem rendido o porteiro, nem o zelador, Campanini reconhece que “pode parecer algo estranho”. “Como morreram, não dá para saber ao certo qual era a intenção dos dois”, afirma. “Pode ser que eles tivessem a intenção de entrar sorrateiramente no prédio para cometer furtos e só usar as armas em último caso.”

    O tenente Danilo Keity Matsuoka, 28 anos, o sargento Amilcezar Silva, 45, e os cabos André de Figueiredo Pereira, 35, e Adilson Perez Segalla, 41, chegaram ao condomínio Windsor por volta das 18h40, mas só 50 minutos depois comunicaram a morte dos pichadores ao Copom (Centro de Operações da PM). Na versão deles, Alex e Ailton estavam no apartamento do zelador, no 18º andar, e foram mortos ao atirar contra os policiais.

    O que diz o advogado. Segundo Campanini, antes de chegar ao 18º andar os policiais vistoriaram os andares de baixo para cima, batendo em portas e conversando com moradores em busca de suspeitos. “A PM tem procedimentos que precisam ser seguidos”, afirma.

    Quem atirou no sargento?
    Os policiais defendem que houve um tiroteio e que o sargento Amilcezar foi baleado pelos pichadores no cotovelo. Um laudo do Instituto Médico Legal vai definir de qual arma partiu a bala que o atingiu.

    O que diz o advogado. Campanini não descarta a hipótese de que o sargento tenha sido baleado acidentalmente por um de seus colegas. “É possível que ele tenha sido ferido por um outro policial, porque quase caíram um em cima do outro quando entraram no apartamento.”

    Segundo o Boletim de Ocorrência, os PMs levaram 4 horas para se apresentar no 56º DP (Vila Alpina). A demora mereceu uma reclamação do delegado, registrada no documento.

    O que diz o advogado. Segundo Campanini, a demora não ocorreu. “Quando os policiais comunicaram o Copom, também avisaram a Polícia Civil, a Corregedoria da PM e o Instituto de Criminalística”, afirmou.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    5 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    LUIZ CARLOS DOS SANTOS
    LUIZ CARLOS DOS SANTOS
    9 anos atrás

    Olha, este fato é um dos absurdos que acontecem em SP, e a sociedade até tenta buscar explicações. O extremo é quando eles não vem a publico e declara e pelo menos sejam humanos.

    Parabéns pela matéria.

    LUIZ CARLOS DOS SANTOS – CONSELHEIRO DO CONDEPE.

    roger
    roger
    9 anos atrás

    Pixador para mim é vagabundo, se um dia vierem pixar Minha Casa , vão levar bala também, Matéria Tendenciosa, Típica De Pessoas Que Defendem Os Direitos Humanos Que Deveriam Ser Direcionadas Para Humanos De bem

    Fosca
    Fosca
    9 anos atrás

    é fácil falar de direitos humanos né bunitão?
    mais esse mesmo direito que você defende,não deveria ser usado para prender e condenar os pixadores por suas ações?
    ou foi aprovado a lei de execução nessa merda de pais?
    O brasil é uma vergonha muito maior se olhado de cima pra baixo,ao invés de ser olhado de baixo pra cima!
    os verdadeiro criminosos que redigem essa bosta de lei!

    Will Smith
    Will Smith
    8 anos atrás

    Prender, processar, julgar pichadores ! blá….blá….blá….etc…..isso não da em nada, é perder tempo e jogar dinheiro público no lixo.
    Matar também não é a solução.
    Mas, pelo que consta, os baderneiros reagiram contra a polícia que nós mantemos, pagamos, etc….
    Os policiais no comprimento do dever (e) também em LEGÍTIMA DEFESA, fizeram o que tinham que fazer.
    Entre ficar do lado dos dois baderneiros, eu fico do lado que está certo e é pago para defender a sociedade.
    Esses policiais, vão fazer falta.
    Já os baderneiros pichadores, não posso dizer o mesmo.

    Marlene Souza
    Marlene Souza
    7 anos atrás

    Parabéns will smith você disse tudo, concordo plenamente.

    mais lidas