Agentes de trânsito poderão portar armas

    Mudança publicada pelo Congresso no artigo 144 da Constituição, que trata da segurança pública, abre brecha para que agentes de trânsito possam portar arma de fogo
    Ilustração: Junião/Ponte Jornalismo
    Ilustração: Junião/Ponte Jornalismo

    Uma mudança publicada pelo Congresso, em 17 de julho, no artigo 144 da Constituição, que trata da segurança pública, abriu brecha para que agentes de trânsito possam portar arma de fogo. Trata-se da Emenda Constitucional 82. Segundo o texto, que ainda precisa ser regulamentado, agentes municipais e estaduais passam a ser responsáveis pela segurança nas vias como um todo, deixando de ter como única obrigação a ordenação de tráfego.

    De acordo com a matéria, o agente de trânsito será responsável pela “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas”. O texto relata que a segurança viária compreende em educação, engenharia e fiscalização de trânsito, “além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente”.

    A utilização de arma, no entanto, está condicionada a treinamento policial do agente, mecanismos de fiscalização e de controle interno. Atualmente, os agentes de trânsito têm o poder de polícia administrativa, ou seja, podem multar, mas não têm o direito abordar motoristas e pedir seus documentos.

    A proposta é do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que atendeu ao apelo do sindicato da categoria do estado onde foi eleito. Para o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba, Antônio Coelho, o agente já deveria estar armado porque “ao abordarem um veículo, ele não sabe quem vai encontrar, se o condutor é um criminoso ou não”, disse.

    Coelho ainda afirma que a arma de fogo dará mais respeito aos agentes durante seu trabalho. “A arma tem efeito psicológico, pois impõe respeito e certamente diminuirá o nível de desacato”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas