Alckmin homenageia Garra, mas policiais fazem críticas públicas e cobram melhorias

    Grupo Armado de Repressão a Roubos da Polícia Civil postou no Facebook vídeo em que o governador afirma que SP tem os melhores policiais do Brasil; Agentes, no entanto, rechaçam elogios

    O Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos) da Polícia Civil de São Paulo completou 40 anos no último 13 de outubro. A página do grupamento no Facebook divulgou um vídeo de 37 segundos, na última quinta-feira (27/10), em que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) presta homenagens ao grupo. No entanto, policiais civis rechaçaram a posição do tucano e fizeram diversas críticas, que foram desde o “sucateamento” da polícia paulista até o pedido de nomeação de concursados.

    No vídeo, Alckmin afirma ter orgulho do grupamento da Polícia Civil. “Para fazer parte do Garra, é preciso ter muita experiência, coragem, dedicação no combate ao crime. Nós temos muito orgulho desse trabalho dos nossos policiais. 40 anos de serviço prestado com competência. Temos a melhor polícia e os melhores policiais do Brasil“, disse.

    O investigador de 2ª classe R. R. afirmou: “Lindo discurso, pena que, na prática, o senhor está acabando com a gloriosa“. O investigador de 1ª Classe da Polícia Civil R. F. complementou: “conversa fiada. Ele nos odeia“. “A Polícia Civil está as traças. Hipócrita. Você é o principal responsável”, acrescentou A. M.

    T. S. escreveu que “gravar vídeo é fácil. Quero ver dar estrutura para os policiais trabalharem com o mínimo de dignidade. Parabéns aos guerreiros do Garra que mesmo com pouca estrutura prestam seus serviços a população.”

    Confira o vídeo em que Alckmin homenageia o Garra:

    O escrivão aposentado R. S. disse que, de fato, a polícia de São Paulo é a melhor do Brasil, “mas que nunca foi valorizada pelo seu governo”. E mais: ao governador, ele deixou o recado: “toma vergonha na cara e valoriza a gloriosa Polícia Civil!

    Muitas críticas foram pedindo a liberação de novos concursos para policial civil. “A Polícia Civil merece respeito, senhor governador. E não é o que o senhor tem demonstrado… Concursos!”, afirmou V. S. “Enquanto isso, a Polícia Civil tem déficit de 30% em seu efetivo”, complementou C. I.

    Outros, cobram a nomeação dos policiais que foram aprovados no concurso de 2013. “Cínico! Tá cagando pra PSCP! Cadê as nomeações dos concursos de 2013?“, questiona F. A. “Falar é fácil!  Nomear os concursados de 2013 é difícil! Geraldo Alckmin, o senhor está acabando com a Polícia Civil!“, afirma.

    Um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo foi realizado na quinta-feira (27) em homenagem ao grupamento. Estiveram presentes no local os policiais civis do Garra, familiares de policiais mortos em serviço e ex-integrantes do grupo, além do chefe geral da Polícia Civil, Alberto Youssef, e do chefe geral do Garra, Mário Palumbo Júnior.

    A cada 3 horas, uma pessoa é morta pela polícia no Brasil
    “Diferentemente de PF e Civil, PM é completamente avessa a críticas”

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas