Alunos da PM de SP queimam as mãos ao serem obrigados a fazer flexões de braços no chão quente

    Corregedoria da PM investiga para tentar descobrir se jovens militares foram castigados

    Caramante
    Aluno soldado da PM de SP mostra lesão causada durante aula de educação física

    Cinco alunos da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar de São Paulo sofreram lesões nas mãos durante uma aula de educação física, na semana passada, na unidade de treinamento da corporação na cidade de Registro (a 192 km da capital paulista).

    Por conta das lesões nas palmas das mãos dos alunos soldados, a Corregedoria (órgão fiscalizador) da PM instaurou um IPM (Inquérito Policial Militar) pelo crime de lesão corporal para apurar a possível responsabilidade de um sargento e de um cabo.

    Os dois são os instrutores da turma, que tem 21 alunos soldados, e obrigaram os novatos a fazer flexões de braço em uma quadra poliesportiva que estava com o piso quente por conta do Sol.

    Após o término da aula de educação física que causou as queimaduras nas mãos de cinco dos 21 militares novatos, os responsáveis pela Escola de Formação de Soldados da PM em Registro encaminharam todos os alunos para a realização de exames de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).

    Um dos alunos que participaram do exercício, ouvido pela reportagem sob a condição de anonimato, afirmou que o responsável por obrigá-los a fazer flexões de braço no chão quente da quadra poliesportiva é conhecido como sargento Matos.

    Por meio do Comando-Geral da PM e da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a reportagem solicitou entrevista com o sargento Matos, mas o pedido não foi atendido por nenhum dos dois órgãos estaduais.

    No mesmo pedido de entrevista com o sargento Matos, a reportagem também solicitou um posicionamento sobre as lesões causadas nos jovens militares ao comandante-geral da PM, coronel Ricardo Gambaroni, e ao secretário da Segurança Pública da gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), Alexandre de Moraes, mas nenhum dos dois se pronunciou.

    Assim que a Corregedoria da PM foi acionada para investigar os possíveis abusos contra os alunos soldados, uma gravação em áudio começou a circular entre a turma de 21 alunos. Nela, um homem que se identifica como capitão Calegari afirma que “a situação está tomando uma proporção que não deveria ter tomado”. Ele também sustenta que o responsável pela aula de educação física era o sargento Matos.

    “A aula de educação física foi onde os alunos acabaram pagando umas flexões [de braço], na quadra, não tem nada de asfalto, aqui dentro do batalhão. E alguns 21 alunos, alguns com algumas lesões mais graves, onde as bolhas das mãos que acabaram estourando. Tinha aluno que tinha vermelhidão nas mãos e não acabou nem fazendo a formação de bolhas”, diz o homem.

    Caramante
    Corregedoria da PM de SP investiga se alunos sofreram lesões nas mãos ao serem castigados

    “Não tem esse negócio de tortura, não tem esse negócio de abuso de poder. Não tem nada disso. Isso vocês que estão inventando e colocando muita lenha nessa fogueira. A proporção que está tomando isso daí já não está agradando Pirituba [na zona oeste da capital paulista, onde fica um centro de formação de PMs de SP], já não está agradando o coordenador do curso, que sou eu. Isso daí deveria ter ficado onde começou, tá? Fica falando muito. Cada um que conta aumenta um conto, um ponto, e a coisa tá indo para um caminho que não deveria ter tomado. Na segunda-feira [15/15], eu vou conversar com vocês pessoalmente”, termina o homem, no áudio enviado aos alunos soldados.

    A reportagem também solicitou entrevista com o capitão Calegari, por meio do Comando-Geral da PM e da Secretaria da Segurança Pública, mas o pedido não foi atendido.

    Leia mais sobre a PM de SP:

    Em 20 anos, PMs de SP mataram mais do que todas as polícias dos EUA no mesmo período

    Governo e PM de SP mentem sobre fuga de policial preso por suspeita de matar 7 na chacina do Jardim Rosana

     

     

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas