Ato na sede do Governo de SP homenageará criança morta pela PM

    Protesto foi organizado para se opor à manifestação de moradores da região do Morumbi e Vila Andrade, que ocorrerá no mesmo horário e local, em apoio aos policiais militares investigados pela morte do garoto de 10 anos

    20160603-andre-menino
    Menino de 11 anos é apreendido por policial militar

    Por Kaique Dalapola,
    da Ponte Jornalismo

    Movimentos sociais, mães, pais e integrantes da sociedade civil vão se reunir em frente à sede do Governo do Estado de São Paulo neste sábado (11/06), em homenagem ao menino Ítalo Ferreira de Jesus Siqueira, 10 anos, morto com tiro na cabeça por policiais militares, após invadir prédio e furtar carro na região da Vila Andrade na noite do dia 02/06. Na versão dos PMs, o garoto teria trocado tidos com a polícia.

    Em reunião entre representantes de movimentos sociais realizada na última quarta-feira (08/06), na Biblioteca Mário de Andrade, região central de São Paulo, ficou decidido que o ato vai acontecer no próximo sábado para responder a uma manifestação de moradores da região do Morumbi e Vila Andrade (onde Ítalo foi morto) em defesa dos policiais militares Israel Renan Ribeiro da Silva e Otávio de Marqui, investigados pela morte de Ítalo.

    O protesto está marcado para iniciar às 9 horas, nas catracas do Metrô Butantã, da Linha 4-Amarela, na Zona Oeste de São Paulo, e previsto para chegar na sede do governo estadual às 10 horas. “Diante da proposta dos brancos de irem para a frente do Palácio dos Bandeirantes para homenagear e apoiar os PMs que executaram o Ítalo covardemente, abatido pela violência antipreto da supremacia branca, resolvemos nos mobilizar”, disse nota de confirmação do ato.

    Possível encontro

    O ato dos moradores da região do Morumbi em defesa dos policiais militares também acontecerá no sábado, às 10 horas, em frente ao Palácio do Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. Segundo Celso Neves Cavallini, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Portal Morumbi, o ato por enquanto está confirmado, mesmo com a informação da manifestação em memória de Ítalo no mesmo local e horário.

    Para Fuca, membro do Comitê Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica, o possível encontro entre os manifestantes em apoio e contra a punição aos policiais militares será uma oportunidade para “mostrar e evidenciar que um ato em apoio aos PMs é uma conivência com a barbárie, porque é desumano apoiar quem assassina uma criança de 10 anos”.

    Na reunião, ainda ficou acordado que os manifestantes vão levar faixas com os dizeres “Racistas Assassinos”, “Ítalo Vive em Nós” e “O vídeo parece espontâneo, sr. Governador?”, uma referência à afirmação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de que aparentava ser “espontâneo” o vídeo (veja abaixo) que PMs gravaram do menino de 11 anos, que acompanhava Ítalo no momento de sua morte, inocentando os policiais.

    “Vai ser uma manifestação simbólica para mostrar que o Ítalo vive em nós. Vai ser uma mobilização contra a ação das pessoas que querem homenagear e defender a polícia assassina do Alckmin”, explicou nota dos organizadores.

    Vaquinha para advogados dos PMs

    Celso Neves Cavallini, presidente do Conseg, confirmou à Ponte Jornalismo que a entidade decidiu que vai pagar os advogados para defenderem os policiais militares investigados sobre a morte do Ítalo. Ele ressaltou, ainda, que o ato convocado para o próximo sábado é em apoio “ao serviço prestado por toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo e, também, aos envolvidos no caso”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas