Brasil demora mais de oito anos para julgar crimes de homicídios

    O tempo máximo não deveria passar de 316 dias para réus soltos ou 296 dias, nos casos em que o acusado estiver preso
    CNJ (Conselho Nacional de Justiça)
    O Brasil leva, em média, oito anos e seis meses para julgar crimes de homicídios dolosos  | Foto: CNJ (Conselho Nacional de Justiça)

    O Brasil leva, em média, oito anos e seis meses para julgar crimes de homicídios dolosos – com intenção de matar, segundo estudo divulgado pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (17/11).  No entanto, o tempo máximo não deveria passar de 316 dias para réus em liberdade ou 296 dias, nos casos em que o acusado estiver preso.

    O estudo analisou os dados de assassinatos em cinco capitais das cinco regiões brasileiras. Segundo o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Crocce Caetano, essa situação favorece o aumento de crimes e sensação de impunidade.

    [alert type=”e.g. block, error, success, info” title=””]“O número de homicídios no Brasil é alarmante. São mais de 60 mil por ano, uma média de mais de 27 homicídios para cada 100 mil habitantes. A ONU (Organização das Nações Unidas) tolera, no máximo, dez homicídios para cada 100 mil. Nenhum estado brasileiro tem esse patamar da ONU”.[/alert]

    O levantamento foi feito em Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Recife. Os processos do ano de 2013, acompanhados pelo estudo, levavam mais de 2.500 dias para serem concluídos. O secretário aponta problemas nas investigações como um fator que contribui para a demora, além da falta de integração entre as polícias.

    Segundo o estudo, o Norte e Nordeste do País são as regiões com maior dificuldade de acesso à Justiça. De 2013 para 2014, o número de advogados cresceu 8% no país e o de defensores públicos, 7%. O levantamento foi feito com ajuda da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas