Comissão de Segurança Pública da Câmara prioriza punição ao crime

    Relatório do Instituto Sou da Paz avalia que deputados federais preferem atuar no  julgamento e punição ao invés de tratar das causas da violência. Resposta ao crime é ineficaz, aponta o estudo

    O Instituto Sou da Paz lançou nesta quarta-feira, 20/8, uma análise sobre a atuação da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados em 2013, mostrando que os congressistas ainda oferecerem velhos remédios para os problemas na área de segurança pública. Sem abordar a prevenção ao crime, os deputados federais responsáveis por discutir e apresentar soluções priorizam temas como política penal, justiça criminal e sistema penitenciário, que representam 40% dos projetos apreciados.

    “Esse tratamento da violência como um problema concentrado no julgamento e punição é preocupante, pois não trata de suas causas, mas apenas da maneira como o poder público procede em relação àqueles que cometeram crimes. Isso fica bastante claro na categoria ‘Política Penal’, na medida em que todos os projetos aumentam a pena de crimes já existentes, criam novos crimes ou qualificantes, concentrando muitos esforços na etapa final o ciclo repressivo-criminal”, descreve o relatório do Sou da Paz.

    Como exemplo, a análise cita o Projeto de Lei que trata do aumento da pena para o crime de disparo de fogo, que passou a ter punição de 3 a 6 anos, enquanto antes seria de 2 a 4 anos. O relatório afirma que a medida é “extremamente questionável cientificamente” e que não há garantias de que tenha “algum efeito sobre o ímpeto daquele que o comete” o crime.

    “Esses projetos são não apenas ineficazes no que se propõem, como propiciam a superlotação das prisões e a degradação da situação dos presos que ali se encontram, diminuindo suas oportunidades de recuperação e ressocialização.”

    O analista Marcello Fragano Baird, do Instituto Sou da Paz/Foto: Divulgação (Instituto Sou da Paz)
    O analista Marcello Fragano Baird, do Instituto Sou da Paz/Foto: Divulgação (Instituto Sou da Paz)

    O relatório apresentado mostra também que os deputados apresentam “a mesma resposta falida ao anseio geral por mais segurança pública”. “Esses projetos são não apenas ineficazes no que se propõem, como propiciam a superlotação das prisões e a degradação da situação dos presos que ali se encontram, diminuindo suas oportunidades de recuperação e ressocialização”, registra o documento. “Tendo em vista os altos índices de reincidência no país, é possível afirmar que essa opção encarceradora reforça, no limite, um círculo vicioso de violência, pouco contribuindo para a melhoria da segurança pública”, completa.

    Um dos responsáveis pela análise de dados e redação do projeto Marcello Fragano Baird afirma que colocar mais pessoas na prisão não resolve o problema de segurança. “O endurecimento das leis e o crescente encarceramento têm trazido poucos resultados para a segurança pública no país, fato demonstrado pelas altas taxas de homicídio, que alcançaram 56 mil em 2013 no Brasil. Mesmo assim, nossos deputados insistem, na maior parte dos casos, em aplicar os mesmos remédios de sempre para o problema da violência”, diz.

    Participação

    A Comissão de Segurança Pública existe desde 2002 e chegou a ter 35 integrantes. Atualmente, conta com apenas 20 deputados e 85% de seus componentes exercem titularidade em outras comissões. “Com a complexidade do fenômeno da violência e a crescente preocupação da população, não é aceitável que a Comissão de Segurança tenha tido seu tamanho reduzido ao longo dos anos e que seus membros possam dividir sua atenção com outras comissões. O correto seria fortalecer a comissão, e não enfraquecê-la”, diz Baird.

    A indústria de armas e munição financiou 4 dos 20 congressistas da comissão.

    O analista também afirma que a segurança não é um assunto prioritário para o governo federal. “A coalizão governista controla as comissões de seu interesse na Câmara, como as de Constituição e Justiça, de Educação e de Seguridade Social. No entanto, os principais partidos da base aliada do governo federal jamais presidiram a Comissão de Segurança, o que mostra a absoluta falta de prioridade na área. É fundamental que o próximo governo lidere essa discussão no Congresso para que possamos avançar no tema”, diz.

    A pouca participação de deputados da base governista abre espaço para a atuação intensa da “bancada da bala” na relatoria dos projetos. A indústria de armas e munição financiou 4 dos 20 congressistas da comissão, entre eles Guilherme Campos (PSD/SP), que atuou como relator em 9 projetos (14% do total).

    A análise completa feita pelo Instituto Sou da Paz pode ser vista aqui.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    2 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback
    9 anos atrás

    […] nos projetos que são apreciados na Comissão de Segurança Pública na Câmara. Nada menos que 40% dos projetos estão ligados à justiça criminal, sistema prisional e política penal, que tem como finalidade aumentar o tempo de aprisionamento e criar novos crimes, excluindo o […]

    mais lidas