Delito de drogas é crime de 60% das mulheres presas, aponta guia

    Lançado no país pelo ITTC, documento pede revisão no encarceramento feminino e na política de drogas

    Caramante
    “Mulheres, políticas de drogas e encarceramento”, Um guia para a reforma em políticas na América Latina e no Caribe – Foto: Reprodução

    Os crimes envolvendo o tráfico de drogas são causa do encarceramento de mais de 60% da população carcerária feminina de Brasil, Argentina e Costa Rica. O número faz parte do guia “Mulheres, políticas de drogas e encarceramento”, lançado no país com apoio da organização não governamental ITTC (Instituto Terra, Trabalho e Cidadania).

    O documento detalha a necessidade de rever a aplicação da reclusão atual feita às mulheres. Aponta a gestores de políticas públicas a adoção de medidas diferenciadas, cobrando uma reforma do sistema direcionado ao público feminino nas prisões na América Latina.

    “É hora de reconhecer que as atuais políticas de drogas têm dado lugar a uma excessiva criminalização e encarceramento de mulheres. É, portanto, necessário rever essas políticas e reduzir a população feminina privada de liberdade”, sustenta o guia, que aponta um roteiro para tal fim.

    Entre as indicações estão uma reforma no tratamento da política de drogas, esta mais inclusiva; alternativas para as penas, não focado somente na reclusão; programas de inclusão social para mulheres grávidas e pessoas com dependência. “Este guia é uma ferramenta para quem quer desenvolver e implementar políticas de drogas mais humanas e eficazes”, argumenta.

    A sustentação do grupo é que o encarceramento em massa nada contribui para desmantelar o mercado ilegal das drogas nem favorecer a segurança pública. Considera as mulheres as mais prejudicadas pela política punitiva, as considerando realizadoras de tarefas de baixo nível, como transportadoras das substâncias proibidas.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas