Alckmin já tem os nomes dos três candidatos a Ouvidor-Geral de SP

    Dois advogados e uma educadora social concorrem ao cargo do órgão que fiscaliza as polícias
    Caramante
    A Ouvidoria da Polícia fiscaliza a segurança pública no Estado de SP

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), já tem a lista tríplice com os candidatos ao cargo de Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo.

    Os nomes dos advogados Ariel de Castro Alves e Júlio César Neves (atual ouvidor) e da educadora social Antonia Márcia Araujo Guerra Urquizo Valdívia foram escolhidos em assembleia promovida nesta quarta-feira (21/10) pelo Condepe (Conselhor Estadual de Direitos da Pessoa Humana), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de SP.

    O mandato do atual ouvidor, Júlio César Neves, termina em 13 de dezembro deste ano. Cada gestão dura dois anos.

    De acordo com o Condepe, dos 11 conselheiros que podem participar da escolha dos três nomes da lista tríplice, três não compareceram à votação desta quarta-feira. Dos oito que votaram, quatro indicaram o nome de Castro Alves, dois o de Márcia Guerra e, outros dois, o do atual ouvidor, Neves.

    Os também advogados Valdênia Aparecida Paulino Lanfranch e Walter Foster Júnior (atual ouvidor-adjunto) eram outros candidatos ao cargo de ouvidor da polícia, mas deixaram de concorrer por questões pessoais.

    Rildo Marques de Oliveira, presidente do Condepe, disse que os membros do conselho envolvidos na elaboração da listra tríplice fizeram uma análise da atual gestão da Ouvidoria da Polícia e concluíram que o serviço ainda precisa melhorar bastante.

    “A atual gestão da Ouvidoria melhorou bem, mas ainda está aquém do ideal, bem abaixo do desejo da sociedade de fazer um controle social das atividades policiais. A Ouvidoria da Polícia não pode ser um castelo de técnicos e profissionais. Ela precisa estar mais próxima da população, verificando muitas falhas nas investigações de casos envolvendo policiais”, disse Oliveira.

    Os indicados pelos conselheiros do Condepe ao cargo de ouvidor-geral da Polícia de São Paulo:

    Caramante
    Ariel de Castro Alves é advogado | Marcelo Camargo/Agência Brasil

     

    Ariel de Castro Alves é advogado, com especialização em segurança pública e direitos humanos pela PUC- SP. É coordenador estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Também integra o Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, a ACAT (Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura) e o  Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente). Já foi membro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e secretário-geral do Condepe (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana)

     

     

    Caramante
    Antonia Márcia Araujo Guerra Urquizo Valdívia é educadora socialLucas Paulo |Prefeitura de Pirajuí

    Antonia Márcia Araujo Guerra Urquizo Valdívia é assistente social, mestre em Serviço Social pela PUC- SP. Integra o NTC (Núcleo de Trabalhos Comunitários) da PUC- SP e o MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos).

     

     

     

     

     

     

     

    Caramante
    Júlio César Neves é o atual ouvidor da Polícia de SP | Roberto Navarro – ALESP

    Júlio César Neves é advogado e o atual ouvidor-geral de polícia. É membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de SP. Foi procurador do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e assessor da própria Ouvidoria da Polícia de São Paulo.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas