“O que justifica a redução é uma raiva que a gente tem dessa molecada na rua”

    Para procurador Roberto Tardelli,  quem defende a redução da imputabilidade penal não acredita que ela chegue a sua casa. Ele provoca: você vai imaginar seu filho internado num instituição correcional porque um dia ele cometeu um furto com arma de brinquedo?

    Charge_Ponte_Juniao_Maioridade_Penal_Roberto_Tardelli_72

    Procurador de Justiça aposentado (SP), Conselheiro Editorial do Portal Justificando.com e Presidente de Honra do Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Roberto Tardelli diz, no quinto vídeo da série Sobre Crimes e Castigos, que o que motiva a proposta de redução da maioridade penal é uma raiva que a sociedade tem dos adolescentes mais pobres:

    “Na verdade o que justifica essa redução é uma raiva que a gente tem dessa molecada na rua, isso nos dá um ódio, a gente tem um gosto de bater no filho dos outros que é uma delícia. A gente pensa em castigos terríveis para crianças alheias, mas nunca a gente consegue imaginar que essa redução de imputabilidade penal possa bater na nossa casa. Você vai imaginar seu filho internado num instituição correcional porque um dia ele cometeu um furto com arma de brinquedo? …. Isso vai melhorar alguma coisa na vida do seu filho?


    Nesta semana, Ponte Jornalismo publica até sexta-feira, a série de vídeos “Sobre Crimes e Castigos”, um projeto documental que apresenta diversos pontos de vista sobre as contradições da proposta de redução da maioridade penal em pauta no Congresso Nacional.

    Serão 10 entrevistas com estudiosos da criminalidade e operadores do direito (defensores, promotores, policiais, juízes, secretários de segurança pública, parlamentares) que, de dentro da máquina do Estado, tentam fazer ecoar uma voz alternativa às medidas punitivas predominantes.

    O projeto “Sobre Crimes e Castigos” é de autoria de Marina Lima, roteirista, e de Vini Andrade, filósofo e cineasta.

     

    [one_half last=”no”]

    1o. vídeo: Alguém acredita que o sistema penitenciário brasileiro funciona?

    2o. vídeo: A mídia leva a população a associar redução da maioridade penal com mais segurança, diz juiz

    3o. vídeo: “O encarceramento sempre foi um instrumento de manutenção da ordem econômico-social”

    4o. vídeo:“Nenhum país do mundo conseguiu provar que redução da maioridade penal provoca redução da criminalidade”

     

    [/one_half]

     

    Leia mais:

    “Reduzir maioridade é péssimo”, diz presidente da ex-Febem

    A redução da maioridade é a resposta da sociedade que não cuida das suas crianças

    Redução da maioridade penal é estelionato eleitoral

     

     

     

    Quem faz:

    MARINA LIMA (roteiro e direção) é roteirista graduada em direito e comunicação social. Há anos, sonha com o dia em que as leis do Brasil democrático sairão do papel.

    VINI ANDRADE (roteiro e direção), filósofo de formação, investiga os motivos e os efeitos do ‘castigo’ no espectro do convívio em sociedade desde a graduação.

    CAIO PALAZZO (fotografia e som) é fotógrafo e comunicador na ponte.org, onde investiga temas relativos à segurança pública.

    FERNANDA LIGABUE (fotografia e som) é fotógrafa, videomaker e midiativista.

    FELIPE CARRELLI (edição) é editor e cineasta. Dirigiu o documentário “Ano Luz” (2015).

    LUÍZA FAGÁ (edição) é escritora, jornalista e cineasta. Dirigiu o documentário “Engarrrafados” (2009).

    AMANDA JUSTINIANO (design gráfico) é artista gráfica, designer e idealizadora do Movimento Não Mate.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas