‘Panelaço do MTST’ tem alerta: ‘na periferia, as balas não são de borracha’

    O ato chamado “Panelaço da Periferia”, que fechou o Terminal João Dias por 15 minutos, reclamou por mais direitos e pela redução na tarifa do transporte coletivo
    Jardiel Carvalho/R.U.A Foto Coletivo
    Policial militar segura uma submetralhadora em ato do MTST | Jardiel Carvalho/R.U.A Foto Coletivo

    Cerca de mil e quinhentas pessoas, em sua maioria integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), marcharam no início da noite da última quinta-feira (22/1), por avenidas da zona sul da capital, por mais direitos, inclusive, pela redução na tarifa de transportes coletivos municipais e estaduais. O ato chamado “Panelaço da Periferia”, que fechou o Terminal João Dias por 15 minutos, veio a “somar” aos encontros articulados pelo MPL (Movimento Passe Livre).

    Para a coordenadora nacional do MTST Ana Paula Ribeiro, de 31 anos, o aumento influencia diretamente na mesa e no dia a dia das famílias. “Viemos para falar que não foi só a tarifa do ônibus que subiu. Tem luz, água. O salário do trabalhador não sobe e os aumentos recaem direto no bolso do trabalhador”.

    A manifestação saiu por volta das 18h20 dos baixos da estação Vila das Belezas (linha 5 lilás, do Metrô)  e contou com forte aparato policial (nos cálculos da PM 50 homens. A reportagem contou quase o dobro), que usou da técnica de envelopamento, se alinhando ao lado esquerdo dos participantes da marcha. Durante o trajeto, que durou pouco mais de meia-hora e bloqueou vias como a as avenidas Carlos Caldeira Filho e Giovanni Gronchi, os manifestantes cantaram músicas que pediam a redução do preço da passagem e o tradicional grito do MTST “pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com a formiga, não atiça o formigueiro”.

    Na chegada ao terminal, uma desinformação entre os batalhões que participavam do ato gerou um impasse sobre a entrada ao local. Escoltados por PMs do 16°BPM durante a maior parte do trajeto, a segurança do ato passou a ser feita pelo 1°BPM nas dependências do terminal.

    Após conversa entre as lideranças e o comandante da ação, os trabalhadores deram uma volta completa no terminal, que foi aplaudida por alguns populares e criticada por outros, que gostariam de ir para casa. “É um direito, não posso impedir que entrem. A entrada está liberada para dar uma volta e sair”, disse o tenente Marques.

    Na periferia, as balas não são de borracha

    Na saída do terminal, a reportagem pode contar cerca de 20 viaturas e 50 PMs perfilados, formando um cordão de isolamento e mais dois carros da GCM. Entre as viaturas recém-chegadas, metade eram da Força Tática.

    Um homem passou pela reportagem e disse: “não sei para que tudo isso” e “na periferia, as balas não são de borracha”. De fato, a reportagem notou apenas um policial militar portando armamento não letal, empunhando uma escopeta municiada com balas de borracha. Porém, um outro PM portava uma submetralhadora presa a uma bandoleira.

    Dentro do terminal, algumas pessoas se juntaram aos sem-teto e pediram a redução da passagem, mas muitos rostos de resignação com o que acontecia também puderam ser notados. A telefonista Karina Santos, de 26, era uma delas. Moradora do Jardim Horizonte Azul, esperava o terminal ser liberado para ir para casa, após um dia de trabalho. “Não vai reduzir o valor condução. Isso não adianta. Está me atrasando para chegar em casa”, finalizou.

    Para o revisor de conteúdo Danilo Cardoso, de 29 anos, o que falta na periferia é mais comunicação. “A segurança é péssima. Alguém deu a ordem para ter tudo isso de PM. A polícia não vê com bons olhos nem os manifestantes e nem os jornalistas”.

    Sem confronto, o ato se dispersou pacificamente às 20h. “Nossos atos são pacíficos porque medimos a responsabilidade. Temos crianças e idosos, além de pais de família. Atos violentos não são o nosso sentimento. O MTST terá novos atos, este foi apenas o segundo (em 2015)”, afirmou Ana Paula para a reportagem da Ponte.

    Diego Ribeiro | Revista Digital NNA
    Os manifestantes cantaram músicas que pediam a redução do preço da passagem e o tradicional grito do MTST “pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com a formiga, não atiça o formigueiro” | Foto: Diego Ribeiro/Revista Digital NNA

     

     

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas