PM mata jovem negro por estar em área interditada da escola

    Alvejado por um policial militar na quadra da Escola Estadual Tancredo Neves, no Grajaú, periferia da zona sul de São Paulo, no sábado (1/10), o estudante Matheus Freitas, de 24 anos, morreu no hospital ontem (4/10)

    Matheus Freitas foi assassinado por um PM com um tiro no peito, no Grajaú
    Matheus Freitas foi assassinado por um PM com um tiro no peito, no Grajaú

    O estudante universitário Matheus Freitas, 24 anos, foi baleado por um policial militar na noite do último sábado (1/10), na quadra da Escola Estadual Tancredo Neves, no Jardim Novo Horizonte, distrito do Grajaú, periferia da zona sul de São Paulo. O jovem foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Grajaú, mas morreu na manhã de segunda-feira (3/10).

    Por volta das 22h de sábado, Matheus estava com dois amigos na quadra da escola, que se encontra interditada em função de um incêndio que ocorreu no local, quando, de acordo com um dos jovens, o PM abordou-os dizendo que eles não poderiam estar na quadra e, na sequência, disparou com uma pistola calibre .40, atingindo Matheus, que, com os amigos, tentou correr para fora da escola. Ferido, o rapaz caiu alguns metros à frente, já do lado de fora da instituição, onde ficou com policiais militares, aguardando a chegada de uma ambulância, mas o socorro demorou cerca de três horas para chegar ao local.

    “Estava em uma festa, ouvi uns disparos e depois de uns minutos vieram me chamar. Esperei uns 40 minutos e fui até a escola. Chegando lá o Matheus tava com o peito sangrando. Conversei com os PMs, eu pensei que ele tivesse rasgado no portão, e os policiais em nenhum momento disseram que tinha sido tiro”, conta um amigo do jovem.

    IMG_1523

    O jovem estudava Economia na Universidade Nove de Julho e era faixa preta de Jiu-Jitsu. Ele passou em processos seletivos e começaria a trabalhar no departamento financeiro do banco Bradesco em janeiro de 2017. “Um menino trabalhador, tranquilo, foi vítima de uma bala que saiu da arma de um marginal, usando farda da Polícia Militar. Despreparado para defender a sociedade como tantos outros por aí, preparados para matar”, desabafou Fernando Alexandre, tio de Matheus, em rede social.

    No muro da Escola Tancredo Neves, sobre o nome e data de nascimento de Matheus, a frase “é real, a polícia mata inocente” foi pichada.

    Protesto e repressão

    Após a morte de Matheus, ontem (3/10), no Hospital Geral do Grajaú, parentes e amigos do jovem organizaram um ato que aconteceu na tarde desta terça-feira (4/10), em frente à escola.

    b831ac53-6c8e-4a4a-a376-1a7910365c5e

    A manifestação, em que Matheus foi homenageado com faixas e brados por justiça, começou por volta das 14h e fechou uma mão da Avenida Paulo Guilguer Reimberg. Moradores do bairro que chegavam do trabalho iam direto para a manifestação.

    IMG_1545

    Por volta das 17h, quando o ato já contava com mais de 100 pessoas e os manifestantes fecharam as duas mãos da via, a PM usou bombas de gás e balas de borracha para dispersar o grupo. Três pessoas foram feridas por balas de borracha e, em meio ao tumulto, uma criança e uma mulher passaram mal por causa das bombas de gás.

    ac71e4c2-f3f4-4fff-8c03-6ffa20f029ab


    Outro lado

    Questionada pela reportagem, a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) informou que “o caso, registrado como Morte Decorrente de Oposição à Intervenção Policial no 101º DP (Jardim das Imbuias), será encaminhado ao DHPP [Delegacia Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoa] para prosseguimento das investigações”, que “o 50º BPM/M instaurou Inquérito Policial Militar para apuração dos fatos” e que o PM que alvejou Matheus “está afastado”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    3 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    Silas
    Silas
    7 anos atrás

    Matéria tendenciosa claro. Ninguém atira assim.

    trackback

    […] Kaique Dalapola, em Ponte.org […]

    trackback

    […] Tancredo de Almeida Neves e faleceu dois dias depois no Hospital Geral do Grajaú. De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública à Ponte Jornalismo, o PM segue “afastado” para […]

    mais lidas