PMs que mataram empresário ao confundir celular com arma em SP são absolvidos

    A Justiça de SP não é branda somente com PMs que matam pessoas negras e da periferia. Após ser absolvido, soldado Robson Paulino afirmou que não tem arrependimento e que “não faria nada de diferente”

    Robson Tadeu do Nascimento Paulino simula disparos efetuados contra o publicitário Ricardo Prudente de Aquino durante reconstituição - Foto: Instituto de Criminalística
    Robson Tadeu do Nascimento Paulino simula disparos efetuados contra o publicitário Ricardo Prudente de Aquino durante reconstituição – Foto: Instituto de Criminalística

    O sargento Adriano Costa da Silva, de 30 anos, e os soldados Robson Tadeu do Nascimento Paulino, de 34, e Luís Gustavo Teixeira Garcia, 31, que mataram o empresário e publicitário Ricardo Prudente de Aquino, branco, de 41 anos, em 18 de julho de 2012, na Vila Madalena, ao confundir um celular com uma arma, foram absolvidos pela Justiça de São Paulo no início da noite desta sexta-feira (28).

    Soldado Robson Tadeu do Nascimento Paulino, de 34 anos - Foto: Instituto de Criminalística
    Soldado Robson Tadeu do Nascimento Paulino, de 34 anos – Foto: Instituto de Criminalística

    Após ser absolvido, na porta do Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da capital, o soldado Robson Paulino, acusado pelo MP (Ministério Público) de ter disparado os dois tiros que mataram Ricardo, afirmou à jornalistas que “não faria nada de diferente” e que “o final só a Deus pertence”. O trio respondia em liberdade pelo processo, ao qual era acusado de homicídio doloso e fraude processual.

    Quatro anos e três meses após o caso, o Tribunal do Júri decidiu absolver os PMs do crime de homicídio doloso. No entanto, o soldado Luís Garcia foi condenado por fraude processual, a seis meses de detenção, em regime inicial aberto. Ou seja, a Justiça entendeu que houve fraude processual no caso, mas decidiu absolver os demais PMs envolvidos no crime.

    Assim, na sentença judicial, ficou registrado que: “Julga-se improcedente a pretensão punitiva em relação aos réus Robson Tadeu do Nascimento e Adriano Costa da Silva quanto aos delitos pelos quais foram pronunciados e de Luís Gustavo Teixeira Garcia, devidamente qualificado, quanto ao crime doloso contra a vida”.

    Robson Tadeu do Nascimento Paulino simula disparos efetuados contra o publicitário Ricardo Prudente de Aquino durante reconstituição - Foto: Instituto de Criminalística
    Robson Tadeu do Nascimento Paulino simula disparos efetuados contra o publicitário Ricardo Prudente de Aquino durante reconstituição – Foto: Instituto de Criminalística

    De acordo com Robson Paulino, em todas as audiências, ele tinha vontade de cumprimentar a mãe de Ricardo. “Sabia, entendia a dor que ela tem e, mesmo assim, não podia”, afirmou. “Como eu disse no tribunal, eu não faria nada de diferente. Porém, o final só a Deus pertence”, complementou.

    “Lamento pela morte do senhor Ricardo. Mas me arrepender, não. Porque nós tomamos todos os procedimentos que nós aprendemos. Eu era policial de Força Tática, sempre me dediquei, então, lamento”, disse o soldado. Assim, ele afirmou que sempre acreditava na absolvição: “Primeiramente, eu acreditava em Deus e eu confiava na minha equipe. Então, era já esperava a decisão“.

    O empresário e publicitário Ricardo Prudente de Aquino, branco, de 41 anos, morto por PMs em 18 de julho de 2012 - Foto: Arquivo Pessoal
    O empresário e publicitário Ricardo Prudente de Aquino, branco, de 41 anos, morto por PMs em 18 de julho de 2012 – Foto: Arquivo Pessoal

    Questionado se ele deseja voltar a vestir a farda da PM, o soldado acenou positivamente. “É a minha maior vontade. Na verdade, eu não tinha vontade de sair. Eu confio na Polícia Militar. Eu sempre… sempre… a minha vida inteira, foi o que eu fiz. E pretendo voltar e seguir minha vida“.

    A Promotoria vai recorrer.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas