PMs são flagrados em laje de casa invadida no Complexo do Alemão e debocham de moradores

    Cena de PMs ironizando moradores em laje foi gravada um dia depois de audiência em que oficial da PM do Rio garantiu que as casas seriam desocupadas

    No dia seguinte ao da audiência que discutiu invasões de casas por policiais militares no Complexo do Alemão, na qual o subcoordenador de Polícia Pacificadora, tenente-coronel Marcos Borges, afirmou que os PMs deixariam as casas invadidas “provavelmente até” ontem (25/04), policiais foram flagradas na laje de uma casa, fazendo gozações com os moradores, numa clara referência às denúncias e reivindicações feitas na audiência, e ostentando fuzis.

    O vídeo que registra a cena foi enviado por moradores ao DefeZap, plataforma que recebe vídeos-denúncias e encaminha casos de violações de direitos humanos aos órgãos competentes.

    O subcoordenador de Polícia Pacificadora, tenente-coronel Marcos Borges, em audiência pública realizada dia 24/04| Foto: Radio Mutirão Lab

    Invasão de casas no Alemão é estratégia para implantar base, admite PM

    A casa é na Praça do Samba, na favela da Alvorada, exatamente o local que o oficial afirmou, na segunda-feira (24/4), ser estratégico para a PM construir sua base blindada, o que segundo ele seria o motivo das invasões de casas sem mandado judicial pelos agentes.

    “Já enviamos para o MP em caráter de urgência, tanto para anexar no processo existente (2017.0018.0915), quanto para medidas emergenciais de controle da polícia com intuito de interrupção da violação das casas e prevenção a acirramento dos ânimos”, afirma Guilherme Pimentel, do DefeZap.

    Questionada pela Ponte Jornalismo, por meio de sua assessoria de imprensa, sobre a permanência dos policiais nas casas invadidas, a PM não respondeu até a publicação desta matéria.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas