Projota: a maior oportunidade que você tem é no crime

    Lucas Rezende, do IG, fez uma bela entrevista com o rapper Projota, que fala de redução da maioridade penal e como o crime é uma oportunidade para jovens da periferia:

    Projota2“Eles [defensores da redução] acham que colocar criança atrás das grades é mais ou menos assim: “é o que a gente tá podendo fazer no momento”. Não pode ser assim. Essa não é a solução. Eu cresci na periferia, eu tive sorte. Eu cresci num bairro em que o meu grupo de amigos – uns dez moleques – a gente não entrou no mundo das drogas e da criminalidade. A maior oportunidade que você tem na vida é no crime. Às vezes não é por passar fome. Às vezes o moleque quer um tênis, quer uma moto. Ele quer as coisas que vê na TV. E como você explica para ele que ele não pode ter? Você entra numa paranoia. E aí que você precisa de coisas que te deem vazão. Eu pratiquei muito esporte e isso foi muito importante para mim. O que falta é educar. Antes, eu disputava quem terminava a lição primeiro, quem tirava a maior nota. Hoje eles estão pensando no crime…”

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas