Uma homenagem a Milton Bellintani

    Veja depoimentos sobre o jornalista falecido em 3 de novembro. Seu legado foi relembrado durante evento realizado no Memorial da Resistência, em São Paulo

    O jornalista e cofundador da Ponte Jornalismo Milton Bellintani, falecido em 3 de novembro, foi homenageado no fim do mesmo mês (28) no Memorial da Resistência, em São Paulo (SP). O vídeo abaixo é dedicado a ele.

    Milton foi editor na Editora Abril de 1987 a 2001 e editor-adjunto do caderno Cotidiano, do jornal Folha de S.Paulo, em 2002. Atuou com temas relacionados aos direitos humanos, com foco na Verdade, Memória e Justiça. Foi diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, coordenador da Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e diretor-executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Coordenou o curso de complementação universitária Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, e foi ombudsman do Contraponto, jornal-laboratório da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou em projetos de comunicação da Fundação Kellogg e desenvolveu projetos para a inclusão de pessoas com deficiência.

    Seu interesse e paixão pela diversidade cultural da América Latina o levou a atuar em diversas produções audiovisuais, contribuindo com muitos trabalhos sobre o tema. Entre os últimos trabalhos, Milton presidiu a Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas e a Associação Amigos do Arquivo Público do Estado, foi um dos diretores do Núcleo de Preservação da Memória Política e um parceiro inestimável do Memorial da Resistência de São Paulo.

    Às 14, Kátia Felipini Neves, do Memorial da Resistência de São Paulo, deu início à homenagem. Na sequência, Dulce Muniz leu um poema em sua memória.  Ana Paula Brito (Memorial da Resistência e Núcleo Memória), Cristina Ocariz (Instituto Sedes Sapientae), Paulo Zocchi (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SP), Christy Ganzert Pato (Escola do Parlamento–Câmara Municipal de SP), Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política), Aristeu Bertelli da Silva (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo) e Sérgio Gomes  (Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes) também relembraram seu legado.

    Às 15h30 houve a entrega oficial das mensagens recebidas da Rede Latino-Americana de Sítios de Consciência. E, às 16h, familiares prestaram suas homenagens seguidas do musical apresentado pela Companhia do Tijolo.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas