Violência nos presídios do Maranhão volta a se intensificar

    Em Pedrinhas, presos deflagram rebeliões e agentes de segurança ocupam o complexo

    Nesta sexta-feira (30/9), a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 6, antigo CDP do Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, foi ocupada por 700 agentes de segurança. A ação se deu por causa de uma rebelião que aconteceu no sábado anterior (24).

    Além da rebelião, ataques a bancos e ônibus também aconteceram no estado. As represálias estariam associadas a uma resposta às más condições nas penitenciárias do Maranhão. Os presos reivindicam fim das torturas físicas e psicológicas, garantia de visita sem constrangimento aos seus parentes, banho de sol, alimentação, atendimento na área de saúde e assistência jurídica.

    Uma carta de um grupo de extermínio, que ameaçava de morte os presos, egressos do sistema prisional e seus familiares, também foi divulgada. A carta foi anexada em uma denúncia sobre as tensões que estão acontecendo no estado do Maranhão para a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

    Denúncia na Corte Interamericana

    A denúncia das condições precárias do sistema carcerário maranhense, mais especificamente no presídio de Pedrinhas, e do agravamento das tensões entre presos e agentes de segurança, foi feita pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), em parceria com a Justiça Global e a Conectas Direitos Humanos.

    O ofício diz: “Como se vê, o governo do Estado do Maranhão não se deu conta da dimensão e da gravidade da situação e, sobretudo, de seu papel imprescindível na defesa da vida e da segurança não apenas das milhares de pessoas privadas de liberdade e suas famílias, mas também dos agentes de segurança, tendo elevado, ainda mais, o nível da tensão instalada”.

    As três entidades peticionárias do ofício apelam para que o Estado enfrente a questão não se limitando a inflamar o conflito, colocando os 700 agentes para agir dentro do Complexo de Pedrinhas. Além disso, as entidades alertam que casos como o massacre dos 111 do Carandiru podem acabar se repetindo diante dessas circunstâncias.

    Rebelião em São Paulo

    Na última quinta-feira (30) também houve ocorrência de rebelião em uma penitenciária de Jardinópolis, interior de São Paulo. O motim começou em protesto pela superlotação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). A instituição tem capacidade para 1.080 presos, mas alocava 1.861 pessoas. Dos 470 detentos que conseguiram fugir, 338 foram recapturados.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas