Acusado de usar dinheiro do tráfico, prefeito Ney Santos tem chapa cassada

    TSE cassou chapa do prefeito de Embu das Artes (SP), Ney Santos (PRB) e do vice; advogado do prefeito afirma que Santos irá recorrer e permanece no cargo

     Ney Santos
    Prefeito Ney Santos | Foto: Facebook

    A juíza da Justiça Eleitoral Tatyana Teixeira Jorge cassou a chapa do prefeito Ney Santos (PRB) e de seu vice, Peter Calderoni (MDB), acusados de usarem dinheiro do tráfico de drogas na campanha. A decisão foi tomada na sexta-feira (6/4) e publicada nesta segunda (9). As contas da campanha de Santos e Peter são investigadas pelo Ministério Público desde que a dupla assumiu o comando da cidade.

    À Ponte, o advogado do prefeito, Joel Matos Pereira, informou que vê a decisão com tranquilidade e que Santos não deixará seu cargo. “Nós estamos esperando a publicação da decisão da sentença no TRE (Tribunal Regional Federal) para entrar com o pedido dos recursos cabiveis”, disse Pereira.

    Segundo a assessoria de imprensa do TRE, até a noite de terça-feira (10) a decisão da primeira instância ainda não havia chegado ao Tribunal.

    O advogado qualificou a decisão de “errônea”. Segundo ele, “são 24 páginas no processo que pouco falam sobre a questão eleitoral”. Joel afirma que “as doações foram feitas por pessoas que têm condições para pagar a campanha”.

    Segundo o Ministério Público, a chapa teria recebido contribuições da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

    Investigado por lavagem de dinheiro e associação com tráfico de drogas, Ney Santos foi impedido de assumir a prefeitura de Embu das Artes após vencer as eleições de 2016. Passados dois meses, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu um habeas-corpus ao réu. Em 12 de fevereiro do ano passado, prefeito e vice assumiram seus cargos.

    Ney Santos
    Ney Santos observa caricatura de seu rosto em evento da prefeitura | Foto: Facebook

    Em março deste ano, um dia antes de o Supremo julgar o benefício concedido por Mello em plenário, Santos pediu afastamento por tempo indeterminado da Prefeitura embuense, sendo substituído pelo vice, Peter Calderoni. Depois que o plenário do STF decidiu pela manutenção do habeas-corpus, Santos voltou à prefeitura.

    Outras polêmicas

    Em 28 de dezembro do ano passado, o jornalista Gabriel Binho, do site Verbo Online, acusou a gestão de Santos de ordenar um ataque a tiros contra ele na rodovia Régis Bittencourt.

    A Polícia Civil apontou o então subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação, Renato Oliveira, e o agente penitenciário Lenon Roque como autores do crime.

    Afastado da prefeitura, Oliveira foi denunciado, junto com Roque, por tentativa de homicídio triplamente qualificado. Ambos respondem em liberdade. À Ponte, Oliveira admitiu que seguiu Binho com o carro na rodovia, mas diz que esbarrou na moto do jornalista sem querer e nega ter atirado.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas