Após assassinato de João Alberto, rede Carrefour enfrenta segundo dia de protestos

    Dezenas de pessoas se reuniram em Santo André (ABC) e Goiânia em protestos antirracista e em memória de homem negro morto por seguranças brancos de supermercado de Porto Alegre (RS)

    Manifestantes reuniram-se em frente ao supermercado Carrefour Santo André (ABC) | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Dezenas de pessoas de movimentos negros se reuniram na tarde deste sábado (21/11) para protestar em frente ao Carrefour do Oratório, na cidade de Santo André, no ABC Paulista. O ato acontece um dia depois de milhares de pessoas irem às ruas manifestar em memória de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos.

    Beto, como era conhecido, foi espancado até a morte por seguranças de uma unidade do Carrefour de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite da última quinta-feira (19/11).

    Grupo protestou na tarde deste sábado em frente ao supermercado do ABC Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    “Beto somos todos nós. Somos perseguidos todos os dias. O Carrefour é só um exemplo. Se eles fossem sérios, hoje estariam fechados em luto, mas estão aí em pleno funcionamento”, disse o MC Enéas Enezimo, de 46 anos, integrante de A Banca X, que participou do ato.

    O protesto começou por volta das 15h, com a concentração em frente a entrada do supermercado na avenida dos Estados. Cerca de uma hora depois, os manifestantes caminharam pela lateral do mercado, até chegar à entrada principal da unidade, na rua do Oratório.

    Leia também: Carrefour, Extra, Koch e Ricoy: 3 homens negros mortos e 2 torturados desde 2019

    Manifestantes levavam faixas e cartazes antirracistas | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Antes da chegada dos manifestantes, funcionários do supermercado fecharam o portão de entrada de carros e pedestres, e limitaram o acesso à loja. Segundo organizadores do ato, esse era o objetivo da manifestação.

    “A intenção era justamente essa, fazer eles fecharem a porta. Hoje, lá dentro, eles estão com medo de nós, mas não chega nem perto do medo que a gente sente deles, de acontecer o mesmo que aconteceu com Beto”, disse o estudante de psicologia Ricardo de Paula, de 45 anos.

    Durante o ato, integrantes de movimentos negros discursaram Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Quando chegaram em frente ao portão principal do supermercado, membros de movimentos negros discursaram, alguns recitaram poesias, e exaltaram nomes como de Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela e Marielle Franco.

    Também foi lembrado o caso do adolescente chicoteado por funcionários do Ricoy da Vila Joaniza, na zona sul da cidade de São Paulo, em julho do ano passado. “Não é a primeira vez que acontece e não será a última. Se o povo preto não estiver organizado, vai acontecer o tempo todo”, disse Edson Luiz, de 41 anos, do Coletivo Negro do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), logo após citar o jovem chicoteado.

    Uma pichação foi feita em homenagem a João Alberto em frente da entrada do Carrefour de Santo André (ABC) Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Para o publicitário José Carlos Rodrigues Júnior, de 30 anos, integrante do Levante Vidas Negras Importam do ABC, “esse ato mostra que a cidade [de Santo André] ainda resiste, e mostra que os racistas não passarão, não vão nos matar”.

    Integrante do mesmo movimento, a estudante Thaysse Oliveira, de 17 anos, acredita que a mobilização tem ganhado força desde a morte de George Floyd, homem negro estrangulado por um policial branco em 25 de maio deste ano, em Mineápolis, nos Estados Unidos.

    Protesto em Goiânia

    Neste sábado, também foi registrado um ato em frente a uma unidade do Carrefour na capital de Goiás, Goiânia. Manifestantes ficaram em frente ao supermercado das 10h até pouco depois das 13h.

    A exemplo do que ocorreu em Santo André, funcionários do Carrefour fecharam a entrada do supermercado antes do início do ato e durante a concentração. Manifestantes afirmam que não houve nenhum problema registrado.

    Manifestação de Hamilton

    O heptacampeão de Fórmula 1 e vencedor do mundial deste ano, Lewis Hamilton, também usou o Instagram para comentar a morte de João Alberto.

    Hamilton compartilhou na ferramenta story uma publicação da rede britânica BBC News sobre os protestos em memória de João Alberto, e escreveu que está devastado com a notícia de mais uma vida negra perdida. Na mesma publicação, o piloto disse que manda pensamentos positivos e orações para o Brasil

    Posicionamento do Carrefour

    Na noite deste sábado, o Carrefour Brasil publicou um comunicado em vídeo com o CEO da empresa, Noel Prioux, e o vice-presidente de recursos humanos, João Senise. Assista:

    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo
    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas