Atingido por tiro da PM, cobrador negro é incriminado como autor de roubo em SP

    Valter José dos Santos, 53 anos, foi ao supermercado fazer compras quando foi baleado pela polícia; hoje está preso suspeito de participar de um assalto

    Segundos colocaram o cobrador de ônibus Valter José dos Santos, 53 anos, um senhor negro, da condição de vítima de um disparo feito pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para suspeito de roubar um supermercado. Valter apresenta problemas de circulação que afetam o funcionamento correto de suas pernas e, consequentemente, seu caminhar, limitação ignorada pelos PMs quando o acusaram de correr em fuga junto de três suspeitos.

    Às 20h do dia 12 de setembro de 2019, Valter saiu de sua casa na Ponte Rasa, zona leste de São Paulo, para comprar comida para o jantar. Caminhando de forma lenta por conta de sua condição física, ele se aproximava do mercado quando três homens passaram correndo na direção contrária à que o senhor caminhava. O trio tinha assaltado o supermercado Dia que fica na Avenida Águia de Haia, nº 3.592, e estava fugindo da polícia.

    Na fuga dos criminosos, dois PMs narram terem sido alvo de disparos, o que os fez revidar e atingir duas pessoas: um suspeito não identificado e Valter, ferido na barriga. Os soldados Vinícius Augusto de Freitas Silva e Rafael Montovani Mata da Silva disseram ter disparado seis vezes – eles não sabem especificar quem atingiu Valter e quem acertou o homem não identificado, que morreu.

    Valter foi ferido pela PM e depois preso; familiares defendem que ele é inocente da acusação de roubo | Foto: arquivo pessoal

    Daí por diante, familiares e a advogada que defende Valter apontam que Augusto e Mantovani alteraram a dinâmica dos fatos. “Eles atiraram na direção e meu pai estava passando. Como os caras passaram por ele, uma bala da polícia o atingiu. Foi isso. Numa dessa o PM viu que atiraram em um inocente e, imagina, fizeram com que todo o B.O. fosse colocado nele”, lamenta o filho de Valter, Yuri Santos.

    Yuri conta que seu pai possui um problema de circulação há anos, o que interferiu no bombeamento do sangue nas pernas, o que afeta seu caminhar. “Meu pai toma bastante antibiótico para a perna não inchar. Não consegue correr, jamais. Não corre pela obesidade, que gera a má circulação. Ele é hipertenso, tem problema no coração, toma vários remédios”, explica.

    A condição física não impediu que os PMs alegassem que Valter estivesse em fuga. Além disso, segundo a defesa do cobrador, a ação dos PMs estimulou o falso reconhecimento de Valter por parte dos funcionários vítimas do roubo. Os soldados garantem que Valter e o suspeito morto estavam armados: ele teria um revólver Taurus de numeração raspada e R$ 1 mil, enquanto o suposto comparsa carregava R$ 1,02 mil e também uma arma da mesma marca.

    Valter (à esq.) aparece em imagens andando em direção ao mercado quando os suspeitos saem em fuga | Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

    Imagens de câmera de segurança obtidas pela Ponte mostram o momento em que Valter caminha pela rua e três homens saem correndo do mercado, fugindo da polícia. É possível ver o momento em que o senhor é atingido e cai. Em outra imagem, Valter passa por um carro que manobra e, logo depois, um dos suspeitos se choca contra o carro e cai baleado.

    “O meu pai vem devagar, nessa os três passam e os PMs já estavam disparando. Foi quando atingem ele. O que você imagina? Para o PM não se ferrar, ele vai prejudicar um inocente. Foi o que fizeram e ficou comprovado nas imagens de segurança”, garante Yuri, filho de Valter.

    Versões sobre a ação

    O B.O. (Boletim de Ocorrência) do caso apresenta versões distintas sobre qual seria a função de Valter no crime, ainda que dois dos suspeitos tenha garantido que não conheciam Valter em depoimento ao delegado José Pinto Martins Júnior, do 24º DP (Distrito Policial). O terceiro homem morreu baleado e, segundo os outros dois, ele tinha uma arma e foi quem planejou o assalto.

    Sete funcionários do mercado deram suas versões que, segundo a defesa, foram deturpadas pela forma com que os PMs apresentaram Valter para os trabalhadores. Duas funcionárias disseram que Valter era o “meliante que anunciou o assalto”, outro disse que apenas ouviu as falas de Valter durante o roubo. Um quarto colaborador falou que ele “gritava para que as pessoas fossem ao fundo do mercado”. Uma das funcionárias falou que Valter “andava pelo salão do mercado” e aproveitou o roubo para pegar um “pedaço de picanha”. Uma mulher não o citou entre os criminosos, enquanto um homem disse que não o viu no local.

    Segundo a advogada Maria Ângela Correia Leite, a forma como os PMs identificaram Valter às vítimas do crime, como sendo um dos criminosos em fuga, interferiu no reconhecimento. “Uma das testemunhas diz que os PMs gritavam ‘deu ruim, deu merda, atingimos alguém que estava na rua’ e outro dizia ‘fica frio, depois a gente vê’. Eles, talvez para não terem que justificar essa bala perdida, eu não encontro outra justificativa, colocaram Valter como réu. Ele foi vítima de bala perdida e passou a ser réu”, explica a defensora.

    Valter está preso desde o dia 14 de setembro e atualmente responde pelo crime no CDP (Centro de Detenção Provisória) do Belém, zona leste de São Paulo. A advogada tenta sua liberdade através de habeas corpus a ser entregue à Justiça de São Paulo nesta quinta-feira (10/10), baseando-se nos vídeos de câmeras de segurança. A família aponta que, pela situação clínica, ele ocupa uma cela com cama e colchão, não dorme em espaços feitos de concreto.

    Até a liberação do senhor, seus filhos seguem em estado de alerta total. “A gente se vira, queremos logo meu pai aqui. Não aguentamos mais, não tem como suportar. Ele tomou um tiro na barriga, tem um rasgo de 30 cm. A bala ficou presa dentro dele e foi feita uma cirurgia para retirar. Por sorte não afetou nenhum órgão”, conta Yuri.

    Segundo ele, Valter é uma pessoa extremamente prestativa. Apesar dos problemas de saúde, deixa a casa onde vive com a mulher para ajudar no dia a dia dos três filhos – além de Yuri, Hiago e Ygor – e dos três netos. “Todo dia ele vai em casa, dá assistência. Gosta de fazer as coisas para gente. É uma pessoa de bem, mesmo. Meu irmão mais velho está sem emprego, quem pagava a pensão era meu pai e eu ajudava”, diz Yuri.

    A Ponte questionou a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, comandada pelo general João Camilo Pires de Campos neste governo de Joao Doria (PSDB), sobre a prisão de Valter e a atuação dos PMs.

    Em nota, a PM informa que os policiais envolvidos na ocorrência foram afastados preventivamente e que a Corregedoria da PM investiga os fatos.

    A SSP-SP, também em nota, afirma que “não compactua com desvios de conduta de seus agentes e defende a investigação rigorosa de todas as denúncias. Se comprovadas quaisquer irregularidades, as medidas cabíveis serão adotadas”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas