Beyoncé merece um anel do Superbowl

    A apresentação da cantora na final do Superbowl com uma coreografia arrasadora para a música Formation teve o impacto de uma bomba de 100 megatons no racismo institucionalizado.

    Juca Guimarães, especial para a Ponte

    A violência contra negros nos EUA e em todo mundo chegou a níveis alarmantes. Ao longo das últimas décadas, o problema não foi encarado de forma contundente. Mesmo com alguns avanços sociais e econômicos, muitas portas ainda estão fechadas para os negros e existe muita disposta a tudo para que elas continuem assim.

    O combate ao racismo e à violência policial nunca esteve na agenda da indústria do entretenimento, mas isto parece estar mudando, e em grande estilo, graças à ousadia e rebolado da cantora Beyoncé.

    A apresentação da cantora na final do Superbowl com uma coreografia arrasadora para a música Formation teve o impacto de uma bomba de 100 megatons no racismo institucionalizado.

    Os jogadores que ganham o Superbowl recebem um anel cravejado de pedras preciosas como lembrança da vitória. Beyoncé e as suas dançarinas Black Panthers fizeram por merecer um anel também.

    A reação contra a cantora que ousou enviar o dedo na ferida sem dó veio rapidamente. Foram milhões de mensagens de apoio, mas também tiveram protestos de setores conservadores. Mais uma vez a cantora acertou em cheio, pois enfiou a carapuça na cabeça dos reacionários.

    O protesto marcado contra a cantora em frente à sede da liga de futebol americano contou com três gatos pingados. E este foi o placar final. Milhões de Black Panthers rugindo pelo mundo contra o racismo vs. três gatos pingados fazendo mimimi.

    Foi um touchdown importante, mas não pode parar por aí. Um passo importante foi dado e não pode haver retrocesso.

    Para entender melhor o impacto do furacão Beyoncé e a sua Formation, eu conversei com a Daniela Rodrigues, empresário e produtora do rapper Rashid. Ela é uma das mulheres mais importantes e influentes na cena de hip-hop atual do Brasil. Daniela é engajada na luta contra o racismo e pelo empoderamento das mulheres na sociedade.

    Ponte: O que você achou da referências estética aos Black Panthers?

    Daniela Rodrigues: Muito importante. Porque em pleno 2016 estamos vivendo em vários países um momento muito tenso de intolerância. Os conservadores, racistas, machistas e homofóbicos estão cada vez mais a vontade para demonstrar todos os preconceitos e ignorância que eles alimentam dentro deles.
    Buscar a referência dos Black Panthers e apresentar em um programa com o alcance do Superbowl é lembrar ao mundo inteiro que já trocamos essa ideia antes e que quando foi necessário soubemos lutar pelos nossos direitos. É mostrar que iremos nos unir e, se necessário, novamente bater de frente.

    O que você achou do tom contundente da música em relação à violência policial no EUA?

    Necessário e muito importante uma artista da grandiosidade da Beyoncé se posicionar, apontar o problema, demonstrar indignação e colocar o dedo na ferida em quem prefere fingir que não é com ele.
    Só teremos uma mudança real quando todos entenderem que o racismo não é problema dos negros, o racismo é um problema de todo ser humano que caminha sobre a terra. Ser conivente e permanecer mudo perante tudo que vem acontecendo com a gente, aqui e lá, não faz o mínimo sentido.

    Ter uma mulher liderando um movimento tão importante pra cultura negra é um marco no hip-hop?

    Sim, sempre é um marco ver uma mulher em destaque dessa forma. Temos e sempre tivemos muitas mulheres no hip hop e na música negra como um todo abordando esses assuntos. Mas talvez essa seja a primeira vez que uma mulher com o alcance massivo da Beyonce tenha se posicionado de forma tão clara e em um canal de tanto alcance quanto o Superbowl.

    O que você achou da reação dos conservadores que querem boicotá-la após a apresentação no Superbowl?

    Isso só prova que ela fez a coisa certa, que ela conseguiu colocar o dedo na ferida. E além disso, a Beyonce não foi nada além de coerente com o discurso, o clipe e a apresentação da música nova. Portanto, não acho que eles teriam engajamento suficiente para um boicote efetivo, pelo contrário, é um marketing muito positivo para a causa, a música e a própria Beyoncé.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas