‘Blocolândia’ leva carnaval para região que vive em constante conflito em SP

Foto: Sérgio Silva/ponte.org

Bloco de rua na área conhecida como Cracolândia, no centro da capital paulista, permite que moradores da região, marcada pelo consumo de crack e pelo abandono, experimentem uma boa dose de alegria

Foto: Sérgio Silva/ponte.org

Na tarde desta sexta-feira (09/02), o Blocolândia desfilou pelas ruas da região da Luz, local conhecido como Cracolândia, no centro de São Paulo. Com o apoio dos militantes da Craco Resiste, coletivo atuante na região, os dependentes químicos tiveram a oportunidade de viver uma tarde diferente do cotidiano violento promovido pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) e PM (Polícia MIlitar) desde maio do ano passado, quando a prefeitura de São Paulo pretendia por fim ao chamado ‘fluxo’ – local onde há compra, venda e consumo de crack. Na ocasião, o prefeito João Doria chegou a anunciar o fim da Cracolândia, o que, algumas semanas depois, se mostraria sem efeito. Segundo reportagem da Ponte, de maio a dezembro do ano passado, a região viveu uma operação policial com uso de bombas de gás por semana.

Em claro contraste entre as mazelas de quem vive no ‘fluxo’ e a alegria do carnaval, o bloco formado por dependentes químicos puxado pela bateria apelidada de Coração Valente desfilou em torno da Rua Helvétia.

Confira nossa galeria de fotos:

Foto: Sérgio Silva/ponte.org
A bateria formada por moradores da região | Foto: Sérgio Silva/ponte.org
Detalhe do pandeiro de um dos participantes da bateria | Foto: Sérgio Silva/Ponte.org
Foto: Sérgio Silva/ponte.org
Foto: Sérgio Silva/Ponte.org

Comentários

Comentários

Colabore com a Ponte!

Enviar um comentário

Contribua com a Ponte

Clique para doar