Brasília tem clima de carnaval na véspera da posse de Lula

Até quem não votou no presidente está comemorando; em contraste, no Forte Apache (QG do Exército) golpistas estão revoltados e desconsolados

Foto: Daniel Arrroyo / Ponte Jornalismo

Fazendo questão de ser chamado apenas de Batista do Megafone, o homem de 59 anos, pele negra e olhos apertados, é uma testemunha próxima da história recente da política nacional. Mesmo sem nenhum cargo dentro do poder ou algum tipo de influência nos corredores palacianos, ele acompanhou de perto um dos episódios que ajudam a explicar a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da república.

Durante todos os 580 dias em que o líder petista esteve preso em Curitiba, por ação da Operação Lava Jato, que o impediu de concorrer a chefia do executivo nacional nas eleições de 2018, Batista esteve acampado ao lado de fora da sede da Polícia Federal com o aparelho que amplia sua voz e, hoje, lhe dá sobrenome. Depois do período em que esperança e angústia faziam parte do cotidiano, o militante do Partido dos Trabalhadores está em estado de graça.

“Parece que é um sonho, porque foi um pesadelo a prisão do presidente Lula. Ele é o cara. É o verdadeiro democrata deste país. É um brasileiro de verdade, enfrentou todo o sistema. Eu sempre soube que ele era inocente e acho que vai fazer muito por nós. Lula tem muita força política para desfazer o retrocessos que Bolsonaro deixou”, explicou Batista, sem afastar a boca do seu megafone, na tarde desta sexta-feira (30/12).

Batista do Megafone | Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

O sentimento de mudança e expectativa de dias melhores para o país vem até daqueles que não apertaram o número treze na urna na eleição deste ano. Entre os prédios da Catedral de Brasília e da Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios, Rafael Júlio Pereira Barbosa, de 28 anos, admitiu o voto em Bolsonaro em outubro, mas quer um país melhor e mais justo a partir do governo do PT.

“Eu, como cidadão brasileiro, que não fez parte da maioria que votou no Lula, vou torcer por uma boa gestão dele nos próximos quatro anos. Estou longe de ter um político de estimação. Eu acredito no Lula e no governo dele”, falou rapidamente o vendedor ambulante, antes de sair correndo para atender um cliente que queria comprar uma das bandeiras vermelhas que Rafael estava vendendo com o rosto do novo presidente estampado.

Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

Faltando ainda dois dias para a posse de Lula para o seu terceiro mandato como presidente, as vias que dão acesso a Praça dos Três Poderes recebiam um público curioso com a realização da cerimônia que ocorrerá no próximo domingo (1/1). Enquanto dezenas de fotógrafos se espremiam em cima de uma caminhão para registrar o ensaio do desfile em carro aberto, que o presidente fará ao lado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, apoiadores gritavam para assessores que estavam dentro do Rolls Royce fazendo as vezes do casal presidencial.

Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

Na simulação do cortejo, foi possível perceber que um forte esquema de segurança está instalado em Brasília, tendo em vista os atos de vandalismo e ameaças terroristas feitas por militantes da extrema-direita no último mês. Viaturas e agentes da Polícia Federal, Polícia do Exército, Polícias Rodoviária Federal e Polícia Militar do Distrito Federal estavam presentes na terra e no ar através de helicópteros.

Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

Um dos animados dentre os espectadores do ensaio era Ilhasmar Souza Gagliardi, 41 anos, vindo de Altamira, no interior do Pará. De camisa vermelha, barba longa e óculos de aviador, o militante frisou que valeu cada uma das mais de vinte horas que demorou para chegar à capital do país.

Ilhasmar Souza Gagliardi | Foto: Gil Luiz Mendes / Ponte Jornalismo

“É uma felicidade muito grande. Vim de 3.000 km, de Altamira, no Pará, para a posse do presidente, histórica. Um abraços para quem não veio, vou comemorar por vocês aqui”, declarou.

Revolta e dor

Em contraste com o clima de carnaval que se instalou pelo Plano Piloto na noite desta sexta (30), com direito a neocelebridades insispeitas como a aparição surpresa de Juliano Maderada, autor de “Tá Na Hora do Jair (Já Ir Embora)”, hit que embalou a campanha contra Jair Bolsonaro (PL), em uma festa num bar de esquerda na Asa Norte da cidade, o clima no Forte Apache, com é conhecido o QG do Exército em Brasília, era de desacreditamento.

Na manhã de sexta o ex-presidente Bolsonaro fez sua derradeira live no cargo, antes de embarcar na aeronave presidencial com destino à Orlando, na Flórida, sul dos Estados Unidos. Lamurioso, como é de seu feitio em momentos de derrota, reclamou do STF, repetiu que “o mundo não vai acabar no dia primeiro” e inevitavelmente decepcionou seus apoiadores, que esperavam ali a senha para um golpe que nçao deixaria Lula “subir a rampa”.

Entrada do Forte Apache barrada pelo Exército | Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

Com seus planos frustrados, xingaram, choraram e criaram novos delírios para seus planos golpistas: agora estaria nas mãos das Forças Armadas, sob o comando do chefe do Gabinete de Segurançla Institucional (GSI) General Heleno, a capacidade de impedir a posse do presidente eleito. Hamilton Mourão (PL-RS), senador eleito e presidente em exercício, programou para as 20h deste sábado (31/12) uma declaração em cadeia nacional de rádio e TV.

Na manhã deste sábado, a equipe da Ponte tentou acesso ao acampamento golpista, que tem recebido novas caravanas na tentativa desesperada de realizar um golpe com o menor apoio internacional da história recente, e foi barrada pela Polícia do Exército de entrar na área. Na sexta (30) um jornalista português foi agredido pelos golpistas que seguem rezando, marchando fora de sincronia e alucinando com fantasias fascistas.

Confira a programação da posse de Lula no dia 1º de janeiro

10:00 – Cortejo de Manifestações Populares
11:00 – Show “Show Brasília de Todos os Ritmos” (Palco Elza Soares)
Direção Geral: Dorival Brandão

Direção Musical: Alê Capone e Adriano Rocha

12h30 – Show Kleber Lucas Convida (Palco Gal Costa)
Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, MN MC e Sarah Renata

Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

14h20 – Desfile do presidente Lula em carro pela Esplanada
15h00 – Cerimônia de posse presidencial no Congresso Nacional
15h50 – Show Juliano Maderada e Banda (Palco Gal Costa)
16h30 – Subida da rampa do Palácio do Planalto e cerimônia posterior:
A solenidade de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, no dia 1º de janeiro de 2023, terá início às 16h30, com a chegada de carro à rampa. O presidente e o vice, Geraldo Alckmin, acompanhados das esposas, Janja Lula da Silva e Lu Alckmin, sobem a rampa do Palácio.
Em seguida, Lula, Janja, Alckmin e Lu se dirigem ao Parlatório para o discurso ao público na Praça dos Três Poderes. Ao final do discurso, o presidente e o vice se dirigem ao Salão Leste para cumprimentar os chefes de Estado e de Governo, além de demais autoridades estrangeiras de alto nível.
Após os cumprimentos, a partir das 18h, Lula segue ao Salão Nobre para dar a posse aos ministros e ministras de Estado. Em seguida, o presidente, o vice, as respectivas esposas, e os ministros e ministras seguem para o Salão Oeste para a foto oficial. A cerimônia encerra-se com a foto oficial.
Terminada a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente, o vice e as esposas seguem para a recepção aos chefes de Estado e de Governo no Palácio do Itamaraty, a partir das 19h30.

18h30 – Show “Futuro Ancestral” (Palco Elza Soares)
Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho e Gog.

19h40 – Show “Outra Vez Cantar” (Palco Gal Costa)
Direção Musical: Daniel Ganjaman

Participações: Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma de Freitas.

20h55 – Show “Amanhã vai ser outro dia” (Palco Elza Soares)
Direção Musical: Itamar Assiere

Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogéria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz”.

22h50 – Show BaianaSystem convida: (Palco Gal Costa)
Margareth Menezes

00h10 – Show Gaby Amarantos Convida: (Palco Elza Soares)
Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo

01h10 – Show Duda Beat convida (Palco Gal Costa)
Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra

02h10 – Show Pabllo Vittar Convida (Palco Elza Soares)
Lukinhas e Urias

03h10 – Valesca Popozuda convida (Palco Gal Costa)
MC Marks e Mc Rahell

Ao longo de todo o evento
Feira Gastronômica, com apresentações de Som na Rural e Kombinado

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas