Cabo da PM de SP é morto ao fazer investigação secreta contra traficantes. Veja o vídeo

    A Ponte Jornalismo apurou que o cabo Jair de Lima Rodrigues, 42 anos, participava de investigação policial, cuja atribuição, geralmente, é da Polícia Civil

    Caramante Caramante
    O cabo da Polícia Militar Jair de Lima Rodrigues, 42 anos, foi morto a tiros por traficantes de drogas na manhã desta quarta-feira (05/04), na zona leste da capital – Imagem: Reprodução Câmera de Segurança

     

    Jair de Lima Rodrigues, 42 anos, cabo da Polícia Militar de São Paulo,  foi morto a tiros por traficantes de drogas na manhã desta quarta-feira (05/04), zona leste da capital paulista.

    Apontado como suspeito de ter atirado no PM, Wesley Conrado da Silva, 22 anos, também morreu após perseguição policial.

    A Ponte Jornalismo apurou que  Rodrigues participava de uma investigação policial, cuja atribuição, geralmente, é da Polícia Civil.

    O cabo e o PM Cláudio Brito Fernandes, 40 anos, do 2º Batalhão, estavam em um veículo Logan, prata, descaracterizado, estacionado na rua Mimo de Vênus, em frente ao número 51, na Vila Jacuí. Ambos não usavam farda.

    Nas imediações do local funcionava um ponto de venda de drogas, mais conhecido como “biqueira”.

    O veículo ocupado pelos PMs tinha vidros escuros e foi cercado por traficantes de drogas.

    A  ação foi filmada. A Ponte Jornalismo obteve as imagens. Elas mostram jovens usando bicicleta e outros a pé passando ao lado do carro.

    Os criminosos olham pelas janelas do veículo para saber se havia ou não alguém dentro do Logan.

    Um dos jovens estava armado. As imagens mostram o rapaz colocando a mão na cintura, dando a impressão de que sacaria a arma.

    Em seguida, um dos PMs atira várias vezes de dentro do carro para fora, mesmo com as janelas do automóvel fechadas. Os tiros perfuram o vidro dianteiro do Logan.

    Um jovem que estava de bicicleta parece ser atingido por um disparo. Ele revida, larga a bicicleta e corre.

    Depois disso, o Logan ocupado pelos policiais militares deixa o local. O cabo Rodrigues, ferido no rosto, tórax e braço esquerdo, foi levado para o Pronto Socorro do Hospital de Ermelino Matarazzo.

    Ele não resistiu aos ferimentos. Em nota de falecimento divulgada no site da Polícia Militar, a instituição informa que Rodrigues participava de uma ação policial.

    A nota não especifica que tipo de ação era. Mas diz que outro PM foi ferido no braço e não corre risco de morte, e também que “um dos criminosos foi alvejado na perna e fugiu”.

    O DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), da Polícia Civil, investiga o caso.

    Os policiais do DHPP também apuraram que Wesley entrou em uma casa na rua Mimo de Vênus e foi perseguido pelos PMs Tiago Aparecido Lima de Freitas, 29 anos,  e Adeir Nadson Neris Faria, 40 anos.

    Os dois policiais foram chamados para dar apoio aos colegas feridos. Ainda de acordo com o DHPP, Wesley levou cinco tiros e morreu. Os PMs Tiago Freitas e Adeir Faria saíram ilesos.

    A Ponte Jornalismo enviou uma série de questionamentos à Polícia Militar para saber mais detalhes da ação de ontem dos PMs na Vila Jacuí.

    Caramante Caramante 1
    O cabo Polícia Militar Jair de Lima Rodrigues tinha 42 anos – Imagem: Reprodução Arquivo da PM de SP

    Uma das perguntas feitas à Polícia Militar era que tipo de investigação o cabo fazia na avenida Córrego do Limoeiro.

    Também foi perguntado se Rodrigues estava acompanhado por mais PMs, quantos eram, qual a patente deles e se tinham retaguarda de outros colegas.

    Foi indagado ainda se eles estavam fardados, se era uma ação velada, por que usavam veículo descaracterizado e se a operação policial tinha autorização de algum oficial.

    E também foi perguntado se é comum a Polícia Militar fazer esse tipo de investigação e se a Polícia Civil da área, responsável por investigações, havia sido comunicada.

    Até as 18h desta quinta-feira (06/04), a Polícia Militar não havia respondido aos questionamentos feitos pela Ponte Jornalismo.

    O cabo Rodrigues estava na Polícia Militar havia 15 anos. Ele era casado e deixou um filho de 13 anos.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas