Chamado para apartar briga, PM é morto a tiros por agente penitenciário

    Agente Florisval Alves da Silva fugiu após briga que aconteceu na noite de sexta-feira (17/02); PM de folga foi chamado para separar confusão

    Soldado Yan Kaue Santos Ferreira tinha 24 anos e atuava no 4º Batalhão da PM de São Paulo – Foto: Reprodução/Facebook

    O agente de segurança penitenciária de São Paulo Florisval Alves da Silva, de 56 anos, é investigado sob suspeita de ter matado o soldado da Polícia Militar Yan Kaue Santos Ferreira e baleado o jovem Fellipe Russo de Toledo, 26 anos, em um bar no bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo, por volta das 22h50 de sexta-feira (17/02).

    De acordo com a investigação, o agente Silva e o jovem Toledo teriam iniciado uma briga dentro do estabelecimento, o agente foi até seu carro, no estacionamento, pegou uma arma e voltou atirando contra o jovem. Toledo foi baleado no quadril e no tórax. Uma das balas teria perfurado a perna e saído pelas nádegas, e a outra saiu pela axila.

    Ainda segundo os investigadores, funcionários do bar chamaram o soldado Ferreira, que jantava no local juntamente com a namorada, que também é soldado da PM de SP, para acabar com a briga. O soldado teria se identificado como policial militar e dado voz de prisão ao agente penitenciário, que respondeu com tiros contra o militar.

    Já na rua, Silva teria atirado mais três vezes contra o PM (ferido duas vezes no abdômen e uma na mão esquerda). O agente conseguiu fugir em um Honda Civic preto, com a placa FSY-3018 de São Paulo. No 91º DP (Ceasa), a Polícia Civil descobriu que o carro é da mulher de Silva.

    Após briga, agente penitenciário atira em dois, na zona oeste / Foto: Reprodução/Google Maps

    O soldado Ferreira foi socorrido para o Pronto-Socorro da Lapa, e de lá foi transferido em estado grave para o Hospital das Clínicas. O PM não resistiu aos ferimentos e, segundo nota do Hospital, morreu às 18h30 deste sábado (18/02).

    Já Toledo foi socorrido para a unidade da Pompéia do Hospital São Camilo, onde passou por uma cirurgia para drenagem torácica bilateral. Segundo a unidade, o paciente encontra-se estável em observação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e não tem previsão de alta.

    Outro lado

    Procurada pela reportagem, a SAP-SP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que vai “apurar o suposto envolvimento de agente de segurança aposentado“. Ainda segundo a pasta, “mesmo aposentado, o funcionário está sujeito a punição conforme Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, sem prejuízo das sanções previstas no Código Penal”.

    A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), cuja assessoria de imprensa é feita pela empresa privada CDN Comunicação, informou que o agente ainda não foi preso. A assessoria da pasta disse que o caso está sendo investigado.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas