Cinco morrem e um fica ferido em ações da polícia em comunidades do RJ

    Três foram baleados em ação da Polícia Civil no Jacarezinho, na zona norte, e dois morreram na Rocinha, zona sul, após entrada da PM na comunidade

    Duas pessoas morreram na Rocinha (RJ) em ação da PM | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    Duas ações da polícia em comunidades do Rio de Janeiro terminaram com cinco pessoas mortas nesta terça-feira (30/1). Três foram baleados pela Polícia Civil no Jacarezinho, zona norte, e dois quando o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar atuou na Rocinha, zona sul da capital fluminense.

    Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, os agentes realizavam ação buscava os suspeitos de matarem o delegado Fábio Monteiro e o agente Bruno Guimarães Buhler, além de cumprir mandados de prisão contra traficantes. Cerca de 300 policiais atuaram para prender 12 pessoas. A pasta afirmou que, ao serem recebidos a tiros, os policiais reagiram e mataram três suspeitos que chegaram a ser socorridos, mas morreram no hospital.

    Monteiro morreu no início do ano, quando foi encontrado no porta-malas de seu carro, enquanto Buhler foi vítima em uma operação em agosto do ano passado, também no Jacarezinho.

    A operação na Rocinha feita pelo COE (Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Choque e do Batalhão de Ações com Cães seguia rotina de entrada na comunidade feita desde setembro do ano passado. Dois suspeitos teriam reagido à entrada do Choque na Rua do Valão, foram atingidos e morreram após atendimento médico.

    Um morador da comunidade também foi atingido por um dos disparos. O homem, de 42 anos, recebeu atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Rocinha. Contudo, não há informações oficiais sobre seu estado de saúde.

    As ações da polícia na comunidade geraram reação dos moradores. Um protesto está marcado para as 17h do dia 6 de fevereiro, na Avenida Niemeyer, com intenção de a passeata com pedido de paz na Rocinha terminar na casa do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.

    *Com informações da Agência Brasil

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas