Defensoria cobra liberação de 15 mil presos do regime semiaberto

    Entidade alerta para disseminação do coronavírus no sistema prisional de SP e pede prioridade para quem está no grupo de risco

    Presos do CPP de Pacaembu estão na lista do órgão | Foto: Divulgação/Sifuspesp

    A Defensoria Pública do Estado de São Paulo pediu à Justiça a progressão de regime ou saída antecipada para ao menos 15.000 presos do regime semiaberto por prevenção ao coronavírus.

    O pedido vale para todos os presos dos CPPs (Centros de Progressão Penitenciária) de Bauru I, II e II; Porto Feliz; Pacaembu; São José do Rio Preto; Valparaíso e CPPs Femininos do Butantã e São Miguel Paulista. Segundo a Defensoria Pública, as unidades prisionais não oferecem as condições mínimas de saúde, pois faltam médicos, enfermeiros e psicólogos.

    Nas ações, a Defensoria observa que nesses CPPS “não é possível o atendimento à população carcerária, ainda mais agora com a situação de pandemia que começa a chegar nas unidades prisionais”.

    A Defensoria constatou que a maioria dos CPPS está superlotada. O CPP III de Bauru, por exemplo, tem capacidade para 686 presos, mas abriga 1.809, “uma taxa ocupacional inaceitável de 263,7%”, nas palavras dos defensores Thiago de Luna Cury, Leonardo Biagioni de Lima e Mateus Oliveira Moro.

    Outra pesquisa realizada pelos defensores mostra ainda que faltam condições de higiene e limpeza nas unidades prisionais. Em 70,8% dos presídios há racionamento de água.

    Em 130 prisões inspecionadas pela Defensoria, 69% dos presos entrevistados disseram que não recebem sabonetes, 20.8% não têm reposição de itens de higiene e 23% recebem apenas mensalmente os produtos de higiene.

    Desde o último dia 27 os familiares de presos estão impedidos de fazer a entrega presencial de materiais de higiene e limpeza nos presídios para evitar a proliferação do coronavírus no sistema prisional.

    Nas ações judiciais a Defensoria argumenta que um preso tem seis vezes mais chances de morrer do que uma pessoa em liberdade e 34 vezes mais probabilidade de contrair tuberculose. O documento afirma ainda que um preso morre a cada 19 horas em São Paulo.

    Além da saída antecipada dos presos, a Defensoria pede prioridade para os detentos idosos, indígenas, portadores de deficiências e todos do grupo do risco. O órgão pede para priorizar também os presos que estão próximos de obter a progressão de regime aberto e cumprimento integral da pena.

    Outras recomendações feitas pela Defensoria são o abastecimento de água nas prisões, entregas de materiais de higiene, limpeza das celas e roupas dos presos e proteção para os agentes penitenciários, com a distribuição de máscaras, luvas e álcool gel.

    A Defensoria observa ainda que, com a saída antecipada desses presos do regime semiaberto, os CPPs podem ser usados para abrigar detentos dos superlotados CDPs (Centros de Detenção Provisória).

    O pedidos judiciais foram feitos pelos defensores públicos nos dias 1º e 2 deste mês. Até às 18h desta segunda-feira (6/4), apenas o Departamento Estadual das Execuções Criminais-2 (Deecrim-2), de Araçatuba, havia se manifestado.

    O juiz Fernando Baldi Marchetti manifestou-se contra a saída coletiva dos presos do CPP de Valparaíso por entender que os pedidos devem ser feitos individualmente para cada preso.

    O CPP de Valparaíso é um dos mais lotados do Estado. A unidade tem capacidade para 691 detentos e abriga 1.722 ou 249,2% além do limite.

    A SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária) diz que todos os “reeducandos recebem materiais de higiene e de limpeza adquiridos pelo Estado”.

    Segundo a Pasta, “como medida de combate ao coronavírus, a entrega desses materiais vem sendo reforçada, com limpeza mais frequente nos espaços nas unidades prisionais”. Ainda segundo a SAP, todas as medidas de prevenção à covid-19 já foram adotadas nos presídios do Estado.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas