Delegado afirma não ter provas contra suspeito de espancar Gabriel até a morte

    “Os policiais podem ter agido com violência? Podem. Eu acredito nisso? Acredito. Só que eu preciso provar”, afirma delegado Pedro Luís

    Documento do soldado Jefferson Alves de Souza | Foto: Reprodução

    O delegado Pedro Luis de Souza, titular do 80º DP (Distrito Policial), da Vila Joaniza, que investiga o possível envolvimento do policial militar Jefferson Alves de Souza, de 33 anos, na morte de Gabriel Paiva, de 16 anos, disse que “há indícios” de que o PM seja o autor do crime. Porém, afirma que a falta de provas e testemunhas do caso podem fazer com que o policial não seja punido.

    Moradores da região de Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, apontam que Jefferson seria o PM conhecido como “Negão da Madeira”, por agredir pessoas com um pedaço de pau. Uma das vítimas do policial foi Gabriel: espancado na noite de 16 de abril, o menino passou quatro dias em coma e morreu no Hospital Regional Sul.

    Em entrevista concedida nesta quarta-feira (26), o delegado afirmou que o policial foi ouvido e negou ter agredido o adolescente. “Se não tiver provas materiais nos autos, ele vai ficar na rua. Ele vai continuar usando a madeira. Que ele [Gabriel] foi agredido, ele foi. Com certeza essa agressão causou a morte. O que eu estou dizendo é que ainda não tenho indícios suficientes para dizer: ‘O Jefferson foi quem agrediu’”.

    Em vídeo, PM suspeito de matar Gabriel agride homem com criança de colo
    PM espionou velório de menino, dizem advogados

    Morte de adolescente espancado por PMs revolta familiares
    “O policial bateu no meu filho até ele entrar em coma”

    O delegado do caso afirma que existem duas versões dos fatos: a do irmão do jovem, que afirma que o culpado é o policial e a de Jefferson e de seus três colegas de profissão que estavam com ele no dia em que o adolescente foi agredido.

    Gabriel, 16 anos, foi espancado até a morte | Foto: Facebook

    Segundo um dos irmãos de Gabriel, o PM “já desceu com um pedaço de madeira na mão” da viatura no último dia 17 de abril e espancou o menino de 16 anos em frente a uma caçamba de lixo da região. De acordo com o delegado, existe uma câmera bem na frente do local. Porém, aquele aparelho não grava nada.

    O titular do 80º DP afirma que moradores da região dizem que “costumeiramente, ele [Jefferson] aborda jovens que estavam em bailes funk e aniversários”. Na madrugada de segunda-feira, Gabriel e outras pessoas estariam em uma festa de consumo de narguilé, mas não havia música no local.

    A versão dos policiais militares é diferente. Segundo eles, duas viaturas foram chamadas para acabar com uma festa e, quando chegaram, uma senhora gritou pedindo ajuda e mostrou Gabriel machucado e caído no chão. Ainda de acordo com os policiais, eles socorreram o menino prontamente.

    Num depoimento prestado pelo soldado Jefferson à Seção de Justiça e Disciplina do 22º BPM/M (Batalhão da Polícia Militar Metropolitano), o PM relatou que, ao se aproximar de um suposto baile funk que ocorria no Jardim Domitila, por volta das 23h10, as pessoas que participavam do evento viram as viaturas e “saíram em desabalada carreira, alguns entrando em vielas e outros em ruas próximas”.

    Após isso, segundo o policial, as duas viaturas deram a volta em ruas próximas e reencontraram a multidão. Foi quando encontraram a senhora que teria pedido ajuda. O PM disse também que não sabia o que teria provocado os ferimentos e que não teria encontrado nada no local que pudesse ter sido usado contra o menino.

    Fama na comunidade

    O delegado do caso afirma que “na comunidade, eles dizem realmente que esse policial é muito violento” e que nenhum objeto que possa ter funcionado como instrumento para as agressões contra Gabriel foi encontrado com o soldado.

    “Os policiais podem ter agido com violência? Podem. Eu acredito nisso? Acredito. Só que eu preciso provar”.

    O laudo necroscópico do corpo de Gabriel ainda não saiu e o delegado vai ouvir outras testemunhas até o final desta semana. Até o momento, o policial está afastado das funções nas ruas, trabalhando no setor administrativo.

    Imagens de uma câmera mostram outras agressões e abusos que teriam sido cometidos pelo policial suspeito de matar Gabriel. O delegado afirma que viu as gravações, que a ação agressiva é “muito clara” e que a pessoa que aparece nas imagens usando uma farda e batendo nas pessoas é “muito parecida” com Jefferson.

    Porém, ele diz que não pode se afirmar com certeza que aquela pessoa das imagens é o suspeito por conta da má qualidade das gravações. Ao ver o vídeo, o PM negou que aquela pessoa era ele. O titular do 80º DP afirma que não existe nenhum policial parecido com o acusado na região.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas