Depois das Grades – Bruna Simo: do sonho ao cárcere, e de novo ao sonho

    O pagamento oferecido pelo PCC para levar drogas numa única viagem à Europa era o valor da casinha na Ilha de Itamaracá (PE) com que Bruna sonhava. Detida antes de embarcar, conheceu no cárcere o preconceito dos presos com a população LBGT+

    Bruna em sua casa, no bairro de São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

    Bruna Simo (pronuncia-se Saimo) teve que pegar duas banquetas emprestadas com uma vizinha para podermos fazer a entrevista. Aos 40 anos, ela vive numa casa impecavelmente organizada, que divide com uma amiga, em São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo. O imóvel não tem mesa, nem cadeiras, apenas o essencial. No quarto, um pequeno guarda-roupas e cômoda, uma cama e um colchão no chão, onde Bruna dorme, porque sente muito calor; banheiro e cozinha com armário, um fogão e uma geladeira, ambos doados.  O único luxo é uma mala grande que repousa perto da janela, revelando seu espírito nômade. “Para que ter uma casa linda, cheia de móveis e não ser feliz? Eu sou feliz.” Diante do que passou, ela poderia concluir o raciocínio com um “apesar de tudo”.

    Seu sonho é ter uma casa própria, pode ser até do tamanho da que vive hoje mesmo, desde que fique livre de pagar aluguel. Pelo imóvel, ela e a amiga desembolsam R$ 650 por mês, o que consome cerca de 30% de sua renda. Foi almejando comprar uma casinha que ela viveu o pior pesadelo de sua vida. Caiu na tentação de receber R$ 40 mil, preço pelo qual o imóvel estava sendo vendido. No lugar do sonho, acabou presa por tráfico internacional de drogas. Foram dois anos de detenção antes de progredir para o regime aberto, que cumpriu até agosto de 2019.

    Loira, esguia, com 1,79 m, é travesti desde os 18 anos, quando contou para a família. Percebeu que “era diferente” aos 14. “Eu já tinha aquele jeito afeminado e desde criança minha mãe, minha avó, sempre notavam. Eu vestia roupas delas e elas riam de mim”, lembra.

    Leia a reportagem completa no site do Depois das Grades

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas