Depois das Grades – Andressa Brasil: ‘Tristeza não leva a nada’

    Agredida e violentada na infância por ser travesti, Andressa luta hoje contra a falta de oportunidades para superar o estigma de ex-presidiária, mas sempre arruma um jeito de ajudar quem precisa

    Os dias que passou na prisão foram só um capítulo das longas temporadas de violência que marcaram a vida de Andressa Brasil. Ao deixar o cárcere, prometeu a si mesmo que nunca mais voltaria àquele lugar. Cumprir a promessa não é uma tarefa fácil para uma travesti que não sabe ler, nem escrever, e que só tem a prostituição como ofício. Mas ela vem conseguindo, um dia após o outro.

    Apesar das dificuldades, Andressa gosta de levar o cotidiano com um sorriso no rosto. “A vida tem que ser felicidade, não só tristeza. Tristeza não leva a nada” é um de seus lemas.

    Ela se cansou das tristezas porque já teve muitas delas, demais, desde muito cedo. No orfanato onde passou a infância, logo que notaram sua identidade de gênero, passou a ser humilhada e chegou a ser estuprada. Ao lembrar do orfanato onde cresceu, usa um ditado geralmente associado às cadeias: “Ali é onde o filho sofre e a mãe não vê”.

    Leia a reportagem completa no site do Depois das Grades

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas