Detenção e humilhação depois do “1º Grande Ato contra o Aumento das Tarifas”

    Deputado estadual Adriano Diogo acompanhou quatro adolescentes que foram detidos durante o “1º Grande Ato”. Da delegacia eles foram levados à Fundação Casa. Sem notícia dos filhos, pais estavam desesperados
    Fotos: Adriano Diogo
    Fotos: Adriano Diogo

    O deputado estadual Adriano Diogo (PT) foi chamado por familiares de jovens detidos pela Polícia Militar, durante o “1º Grande Ato”, realizado na sexta-feira (9/1), contra o aumento das tarifas de ônibus e metrô de R$ 3 para R$ 3,50. Pais e mães desesperados queriam notícias dos filhos, que ficaram rodando pela cidade, longe dos olhares da imprensa, durante pelo menos duas horas em quatro ônibus da PM, antes de chegarem ao 78º DP, na rua Estados Unidos, Jardins.

    Adriano entrou na delegacia, acompanhou quatro adolescentes que foram levados à Fundação Casa, voltou para o 78º DP e também viu o trabalho dos advogados que prestavam assessoria jurídica para os detidos. Só deixou o local na manhã de sábado.
    Eis o seu relato, veja as fotos:

    Fotos: Adriano Diogo
    Fotos: Adriano Diogo

    Adriano Diogo, Especial para a Ponte

    Os 51 detidos durante o protesto contra o aumento das tarifas, cerca de dez dos quais estavam feridos com maior gravidade, foram obrigados a passar pelo menos duas horas rodando em quatro ônibus da PM antes de finalmente serem levados ao 78º DP, nos Jardins.

    Todos estavam imobilizados com algemas descartáveis (de plástico, como lacres), a maioria prendendo-lhes as mãos às costas.

    1grandeato

    A chegada dos jovens –sujos, exaustos, com sede– à delegacia aconteceu às 22h30, embora suas detenções tenham acontecido entre as 18h30 e as 20h30. Conduzidos pelos policiais militares vestidos como Robocops, os detidos eram empurrados e xingados o tempo todo.

    Na padaria em frente ao DP, compramos água para saciar a sede dos detidos. Em vários ainda era possível ver vergões vermelhos nas costas e pernas. Muitos queixavam-se de dores nos braços, mãos e punhos, que haviam sido torcidos pelos policiais.

    1grandeato

    Os robocops colocaram todos os jovens sentados no chão, enquanto os xingavam –“Vocês são presos! Não tem nada que falar!” Era um clima de intimidação típico. Os PMs retiveram documentos e exigiam da Polícia Civil tratamento mais rigoroso e outros enquadramentos.
    Aos poucos, os detidos foram sendo liberados das algemas. Os PMs usavam as facas de seu equipamento para cortar os lacres.

    Quatro adolescentes, menores de idade, foram enviados às 2h, para a rua do Hipódromo, 600 (antigo presídio do Hipódromo, atual Fundação Casa), para saber se eram procurados pela Justiça. Levaram-nos em duas viaturas com escolta.


    1grandeato

    Um policial perguntava todo o tempo a um adolescente por que ele estava tão interessado no preço da passagem, em vez de se preocupar com o preço da maconha. Era uma humilhação completa.

    Tratamento semelhante foi dispensado aos rapazes que foram levados ao Instituto Médico Legal para fazer exame de corpo de delito, já que estavam machucados.

    1grandeato

     

    Eram quase quatro horas da manhã quando eles retornaram aos 78º DP.

    Advogados ligados ao movimento prestavam assessoria jurídica aos detidos, que acabaram liberados depois de serem fichados. Um rapaz ainda seguia detido pela manhã.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas