Disparo contra Luana foi acidental, segundo Polícia Civil

    Representante da Polícia Civil em Presidente Prudente diz que PM não teve a intenção de matar Luana Barbosa, por isso não foi instaurado inquérito na delegacia

    O delegado da assistência policial da Seccional de Presidente Prudente, Antenor Pavarina, afirma nesta entrevista a Ponte  que a Polícia Civil agiu dentro da lei ao não abrir inquérito para investigar a morte da atriz Luana Barbosa. Segundo ele, o entendimento do delegado que seguiu até o local do disparo e que acompanhou o caso é de que a morte foi acidental. Pavarina diz que, por isso, se trata de homicídio culposo (sem intenção de matar). “Não podemos mudar a Constituição”, afirma.

    O ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, afirma que a Polícia Civil deveria ter instaurado inquérito para acompanhar o caso, porque o PM assumiu o risco de matar a atriz ao efetuar o disparo.

    A Ouvidoria das Polícias enviou um ofício pedindo a abertura de inquérito. O que está sendo feito pela Polícia Civil?

    Delegado Antenor Pavarina: Houve a abertura de um inquérito pela Polícia Militar. Está na Justiça Militar.

    Por que não foi aberto também pela Polícia Civil?

    Estamos cumprindo a Constituição. A Constituição diz que a competência é da Justiça Militar, não há motivo para ter duas apurações paralelas sobre o mesmo fato.

    Uma das alegações da Ouvidoria é de que foi um crime contra a vida, que deveria ser investigado também pela Polícia Civil?

    Isso é quando se trata de um homicídio doloso (intencional), não culposo (sem intenção). Homicídio culposo é crime militar próprio, é competência da Justiça Militar. Por isso que a apuração foi feita por lá. Não podemos mudar a Constituição. Só por isso não apuramos por aqui.

    O delegado agiu corretamente quando fez o boletim de ocorrência como homicídio culposo (sem intenção)?

    Isso é óbvio… Se o delegado foi até o local e deliberou isso é porque estava convicto do que estava fazendo.

    Caberia alguma investigação por dolo eventual (quando teria assumido o risco de matar)?

    A apuração preliminar dava conta de que se tratava de crime culposo. Se é crime culposo, é a PM quem apura. Se o Ministério Público Militar entender que é crime doloso, ele vai declinar da atribuição e encaminhar para a Justiça Comum.

    O senhor vê possibilidade desse caso ser investigado pela Justiça Comum?

    Só se o Ministério Público ou a Justiça Militar declinar da atribuição ou competência e encaminhar para a Justiça Comum. Aí, passaria a ser atribuição da Polícia Civil. Caso contrário, não.

    O entendimento em um primeiro momento é de que houve um acidente?

    Exatamente. Em tese, houve uma falta de cuidado por imprudência, negligência ou imperícia, o que configura crime culposo.

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas