Do Grajaú (SP) para a França: Kimani vence o Slam BR 2019

    Poeta, que mistura religiosidade e raça, combate e comédia, representará o Brasil no mundial de poesia falada em Paris

    Kimani é a poeta vencedora do Slam BR e irá representar o Brasil no torneio mundial | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Da quebrada da zona sul da cidade de São Paulo para a França. A poeta Kimani, 26 anos, venceu a final do Slam BR 2019 e será a representante do Brasil na Copa do Mundo de poetry slam (poesia falada), em Paris, na França. A competição aconteceu no Sesc Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, entre os dias 12 e 15 de dezembro.

    Mulher, preta e periférica, Kimani levou a melhor em uma disputa com 22 poetas de 16 estados brasileiros. Em suas poesias, ela lança mão de um pouco de humor e muita ironia, sem perder o tom crítico ao questionar valores religiosos e questões como o racismo e o machismo.

    O abraço da vitória: Kimani vai representar o Brasil na França | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Em um dos poemas declamados na competição, Kimani homenageou o Mestre Moa do Katendê, 63 anos, assassinado por um eleitor do presidente Jair Bolsonaro depois do primeiro turno das eleições em outubro de 2018. Em novembro de 2019, Paulo Sérgio Ferreira de Santana foi condenado pelo crime.

    Entre os seis poetas finalistas, na tarde deste domingo (16/12), Kimani se destacou com pontuação máxima em um rodada emocionante. Ela dedicou o título à todas as pessoas que acompanham seu trabalho desde o seu encontro com a poesia.

    Público vibrando com as notas | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Na final, ela enfrentou os poetas Beká, de São Paulo, King, representando o Rio de Janeiro, Bixarte, da Paraíba, Iza Reys, de Minas Gerais, e Jamille, do Rio Grande do Sul. Passaram pela competição poetas do Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

    Kimani é cria do Grajaú, extremo sul de SP | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Ao levantar o troféu, ela agradeceu a todos os poetas que a acompanharam nessa caminhada e também lembrou de sua mãe, com quem não fala há muitos anos, e ao pai, já falecido.

    Kimani recebendo o troféu | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas