Espaço cultural de matriz africana sofre depredação na semana de combate à intolerância religiosa

    Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas (SP), foi saqueada e destruída na madrugada desta segunda-feira (18); em 2020 espaço registrou 5 boletins de ocorrência por furtos: “estamos vulneráveis”, diz gestora

    A Casa de Cultura Fazenda Roseira amanheceu depredada na manhã desta segunda-feira (18/1), justamente na semana do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O espaço é um importante ponto de cultura de matriz africana no Residencial Parque da Fazenda, em Campinas, interior de São Paulo. Há 12 anos no mesmo local, a Fazenda Roseira protege o sagrado, a dança, a música e estudos sobre o Jongo, dança brasileira de origem africana.

    Elementos do patrimônio cultural material e imaterial de matriz africana, como livros, instrumentos musicais, objetos religiosos sagrados e outros bens que estruturam o espaço cultural, foram arrombados, desorganizados, destruídos e saqueados. Um financiamento coletivo foi montado para ajudar o espaço.

    Terreiro foi destruído após invasão | Foto: Reprodução/Fazenda Roseira

    Entre os itens depredados estão quatro holofotes, sete câmeras, dois alarmes, uma pia, um fogão, materiais infantis, sete trincos de janelas, três fechaduras de porta, três portas, uma televisão, um cano de água e toda a cerca de proteção.

    Foto: Reprodução/Fazenda Roseira

    Em entrevista à Ponte, a produtora cultural Bianca Lúcia Martins Lopes, 23, gestora do espaço, conta que não é a primeira vez que o local sofre tentativas de arrombamento: de agosto até dezembro de 2020, cinco boletins de ocorrência foram registrados.

    “Os registros eram de furto de fios, de câmeras, arrombamento de porta, mas nada que tivesse sido tão grandioso como dessa vez. Eles [a Polícia Civil] fazem o B.O. e fica por isso mesmo, que não tem o que fazer porque não sabemos quem são as pessoas. O máximo que eles falam que vão fazer é fazer uma ronda [da PM] no espaço, mas não fazem”.

    Leia também: A fé tem cor? Templo religioso resiste a racismo após sofrer ameaças

    “Hoje eles foram solícitos, desde o horário que chegamos tem dois carros de polícia, mas precisávamos que a PM passasse aqui com frequência. Os matos estão com três metros de altura, dá para alguém se esconder e aqui não tem segurança. Estamos vulneráveis”, completa Bianca.

    A perícia da Polícia Civil esteve no local na tarde desta segunda-feira. “Eles olharam o espaço, pegaram alguns materiais que podem conter DNA, porque no espaço do terreiro tinham algumas bebidas, que foram jogadas, tinha até charuto no chão, então pegaram coisas que davam para fazer perícia. O laudo vai sair em até 10 dias”. 

    Espaço cultural preserva as matrizes africanas em Campinas | Foto: Reprodução/Fazenda Roseira

    Há pelo menos quatro anos, as gestoras do espaço pedem ajuda para a Prefeitura de Campinas, de segurança patrimonial, corte de mato e proteção para continuar desenvolvendo as atividades para esse espaço.

    “Aqui é um espaço público, é uma gestão compartilhada, nós temos a permissão de uso, mas é um espaço da Prefeitura. Todos os espaços da Prefeitura têm isso, por que aqui não tem? É racismo, é intolerância religiosa mesmo porque a maioria das pessoas que cá estão são religiosas de matrizes africana”, lamenta a produtora cultural.

    Outro lado

    A reportagem procurou a Prefeitura de Campinas e aguarda retorno.

    Em nota, a SSP informou que “o policiamento no bairro Parque da Fazenda será reorientado por meio da análise dos índices criminais e denúncias de moradores visando a intensificar as ações de patrulhamento já existentes. As ações policiais na área resultaram na queda dos roubos (-29,8%) e furtos (-24%), de janeiro a novembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019”.

    “Todos os casos registrados são investigados pelo 2º DP de Campinas, responsável pela região. Equipes trabalham em busca de testemunhas e outros elementos que auxiliem na identificação e responsabilização dos autores”, completa a pasta.

    ATUALIZAÇÃO: Reportagem atualizada às 19h20 do dia 18/1/21

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários

    mais lidas