Evento do Ministério Público do Trabalho e da ONU busca a inclusão de jovens negros no mercado

    Durante o Afro Presença, que acontece nesta semana, jovens terão acesso a vagas de emprego, compartilhamento de currículos com empresas, oficinas de capacitação, palestras e debates

    Evento para a inclusão de jovens negros e negras universitários no mercado formal de trabalho, o encontro virtual AFRO PRESENÇA acontece nesta semana, de quarta-feira (30/09) a sexta (02/10). A iniciativa, totalmente online e gratuita, é idealizada e coordenada pelo Ministério Público do Trabalho e tem realização do Pacto Global da ONU, além de ter apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

    Ao longo dos três dias serão oferecidas oficinas de recursos humanos, painéis com universidades, empresas, agências de publicidade e escritórios de advocacia, além de promoção de debates com a sociedade sobre o mercado de trabalho onde negras e negros precisam ser inseridos, com o apoio de entidades e organismos internacionais e nacionais.

    Quem participar terá acesso a vagas de trabalho e poderá compartilhar seu currículo, que serão enviados às empresas. O evento também contará com uma salas de entrevistas online na plataforma Afro Presença.

    Entre os painelistas estão nomes como a atriz Camila Pitanga, o fundador da Faculdade Zumbi dos Palmares José Vicente, Vovô do Ilê, fundador e presidente do primeiro bloco afro da Bahia, o juiz André Luiz Nicolitti, a jornalista Mariana Bispo, a coordenadora do curso de Direito da Univesidade Mackenzie Campinas Alessandra Benedito, a cientista Ana Carolina da Hora e Joana Angélica Guimarães da Luz,  primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal.

    O evento é apoiado por uma dezena de empresas da iniciativa privada, além de ter como parceiros os seguintes movimentos sociais: Educafro, Geledés Instituto da Mulher Negra, Movimento Negro Unificado, Uneafro Brasil e Unegro. Também participam da iniciativa a 99jobs, Prefeitura de São Paulo, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Black Influence, Empodera, Empregue Afro, Eureca, Fecap, Gestão Kairós, Grupo Cia de Talentos, Ideal H+K Strategies, Macho Meyer, OAB, PUC-SP, Revista Raça, Squid, Tribal Wordlwide, UFABC, UFBA, Y&R Brasil, entre outros.

    Quem quiser se inscrever, basta acessar o site www.afropresenca.com.br e preencher o formulário de inscrição. As inscrições estarão abertas até o final do evento (02/10).

    Sobre o Afro Presença

    O Movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Seu objetivo é prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural. Em 2020, o Pacto Global da ONU foi envolvido no Afro Presença para trabalhar a redução das desigualdades no setor privado, através do ODS 10.

    Uma das estratégias do projeto é o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, que tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à população negra, buscando ampliar a sua inserção e ascensão ao mercado de trabalho. As instituições que aderem ao Pacto passam a fazer parte da rede de inclusão constituída por entidades dos movimentos negros, empresas, associações de classe, universidades, organizações nacionais e internacionais.

    Serviço:

    Encontro virtual AFRO PRESENÇA
    De 30 de setembro a 02 de outubro das 9h às 21h
    Inscrições gratuitas no site www.afropresenca.com.br

    A Ponte Jornalismo é parceria do Festival Afropresença e foi remunerada pela cobertura do evento

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas