Ex-superintendente da Scotland Yard diz que racismo da polícia ajudou a matar Jean Charles

     

    Leroy Logan/ Foto: reprodução vídeo BBC
    Leroy Logan/ Foto: reprodução vídeo BBC

    Em entrevista à BBC Brasil, o ex-superintendente da Scotland Yard, Leroy Logan, disse que “o racismo institucionalizado da polícia ajudou a matar Jean Charles. O erro de identificação que foi cometido jamais teria ocorrido se mais policiais de minorias étnicas fizessem parte da corporação”.

    Há exatos 10 anos, em 22 de julho de 2005, o mineiro Jean Charles foi executado por policiais britânicos dentro de uma estação de metrô, em Londres, que o teriam confundido com um terrorista africano.

    Pelo menos lá alguém da própria polícia reconhece que há um racismo institucionalizado na corporação.

    Aqui, isso não se admite, mesmo quando há um estudo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pela socióloga Jacqueline Sinhoretto, mostrando que entre 2010 e 2011, 61% das vítimas de mortes cometidas por policiais eram negras, 97% homens e 77% com idade entre 15 a 29 anos. Os policiais envolvidos são, em sua maioria, brancos (79%), sendo 96% da Polícia Militar.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas