Exposição em São Paulo questiona o racismo, o sexismo e provoca: ‘Agora Somos Todxs Negrxs?’

    Com abertura nesta quinta-feira (31), mostra apresenta um recorte da produção contemporânea de artistas negras e negros

    ‘O samba do crioulo doido’, de Luiz de Abreu. Foto VideoBrasil

    Estreia nesta quinta-feira, 31 de agosto, em São Paulo, a exposição “Agora Somos Todxs Negrxs?”, que reúne produção contemporânea de artistas negras e negros reconhecidos no cenário das artes no Brasil.

    Segundo os organizadores, a ideia é apresentar olhares sobre o racismo e o sexismo a partir do ponto de vista da negritude e da desconstrução do impacto da colonização e da escravidão. E também colocar em perspectiva o papel do negro na sociedade brasileira, reelaborando símbolos da história nacional.

    O título da mostra é inspirado no artigo 14 da Constituição do Haiti, de 1805, que diz: “Todos os cidadãos, de agora em diante, serão conhecidos pela denominação genérica de negros”. Hoje, 200 anos após a revolução haitiana que expulsou o governo colonial francês do país, artistas e ativistas negras e negros analisam as questões que envolvem o racismo institucional, as desigualdades sociais e as questões de gênero na América colonizada. Desta forma, questionam: “Agora Somos Todxs Negrxs?

    O “x” que substitui as inflexões de gênero nas palavras do título também é uma provocação. Segundo o curador Daniel Lima, não se discute racismo sem discutir gênero.

    A mostra exibe trabalhos de artistas negras e negros renomados no circuito nacional e internacional como Rosana Paulino, doutora em Artes Visuais pela ECA/USP e especialista em gravura pelo London Print Studio, Jota Mombaça, ensaísta e performer, Frente 3 de Fevereiro, Ana Lira, Luiz de Abreu,  Musa Michelle Matiuzzi, Moisés Patrício e outros.

    A exposição “Agora Somos Todxs Negrxs” dá sequência a um ciclo de exposições do Galpão VB, espaço de artes na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade de São Paulo que, ao longo deste ano de 2017, vem propondo reflexões sobre as relações entre arte e política.

    Serviço

    Agora somos todos negrxs?
    Abertura: 31 de agosto, às 19h, grátis
    Visitação: até 16 de dezembro de 2017
    Onde: Galpão VB. Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150, Lapa. Fone (11) 3645-0516


    Mais imagens da Mostra:

     

    ‘Proteção extrema contra a dor e o sofrimento’ de Rosana Paulino. Foto VideoBrasil
    ‘Bandeiras’, Frente 3 de Fevereiro. Foto VideoBrasil
    ‘Merci Beaucoup, blanco’, Musa Michelle Mattiuzzi. Foto VideoBrasil

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas