Falta d’água atinge cerca de 100 famílias e afeta combate ao coronavírus

    Comunidade em Cotia, na Grande SP, chega a ficar sem água por três dias seguidos: “a gente quer tomar banho e não tem água”, afirma moradora

    Comunidade Respire Bem fica em Cotia, na Grande São Paulo | Foto: Silvio Cabral

    Cerca de 100 famílias da Comunidade Respire Bem, localizada no Jardim Nova Cotia, na Grande São Paulo, estão sofrendo com desabastecimento de água em plena pandemia. A reportagem conversou com moradores do local na última sexta-feira (26/6), mas, até esta segunda-feira (29/6), o abastecimento não havia sido normalizado.

    Além da escassez de alimento e dívidas que se acumulam pelo desemprego, não ter água afeta os cuidados básicos de higiene, método eficaz para evitar o contágio pela Covid-19.

    “Estamos há três dias sem água em casa. A água chega umas cinco horas da manhã, mas logo acaba. Aí a gente fica o dia todo sem água. Sempre aconteceu esse problema. A gente tem criança em casa, ficamos desesperados”, disse a cozinheira Marilene Pereira dos Santos, moradora da comunidade, na última sexta-feira. Marilene trabalhava como empregada doméstica e está desempregada.

    Leia também: ‘Como lavar as mãos sem água?’, perguntam 300 famílias na periferia de SP

    Marilene e seus vizinhos que passam por essa dificuldade dependem da solidariedade de outras pessoas. “A gente quer lavar a roupa e não tem água. Quer tomar banho e não tem água. A gente pede para os moradores que vivem aqui ao redor e não estão sendo afetados pela falta d’água uma ajuda, mas nem sempre conseguimos”, relata a cozinheira Celma dos Santos, irmã de Marilene, que também está desempregada.

    Celma Pereira dos Santos: “A gente quer tomar banho e não tem água” | Foto: Neide Santana

    A dificuldade com a falta d’água não é de hoje. Em 2018, dezenas de moradores ocuparam a Sabesp após ficarem 11 dias consecutivos sem abastecimento. O problema foi resolvido na ocasião, mas retornou agora e, o pior, em um momento onde a água, que é um direito, ganha maior importância por causa do combate ao coronavírus. 

    “Como pode, em plena pandemia, estarmos vivendo essa mesma situação? A gente não pode nem dar banho nos nossos filhos. Essas famílias merecem ser tratadas com respeito e dignidade, pois estão tirando um direito básico delas que é o acesso à água”, critica Neide Santana, liderança comunitária da região.

    Construa a Ponte!

    Procurada pela reportagem, a Sabesp informou que enviou equipes aos endereços citados (rua Penha e rua Brumado) e não constatou irregularidades com o abastecimento. Disse ainda que será feito um monitoramento nos próximos dias para investigação. 

    “A Companhia esclarece que não havia registros de falta d’água em seus canais de atendimento. A Sabesp destaca ainda que existe na região uma área que necessita de regularização fundiária, onde, por lei, a Companhia não pode atuar”, completou. 

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas