Frente reunindo múltiplas entidades realiza manifestação contra Bolsonaro no centro de São Paulo

Ato foi parte de uma ação nacional da Frente Povo Sem Medo, reunindo partidos e entidades sociais e sindicais, e protestava também contra aumentos de combustíveis e alimentos

Manifestantes com a bandeira do Brasil no ato Bolsonaro Nunca Mais, em São Paulo, 9 de abril de 2022
Manifestantes com a bandeira do Brasil no ato Bolsonaro Nunca Mais, em São Paulo, 9 de abril de 2022 | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

Neste sábado, 9 de abril de 2022, múltiplos atos foram convocados pelo Brasil para protestar contra o governo Bolsonaro. Os protestos Bolsonaro Nunca Mais foram organizados pela Frente Povo Sem Medo, que reúne entidades como o MTST, MST, Marcha Internacional das Mulheres, sindicatos e os partidos de esquerda PSTU, PSOL, PT, PCO e PCB.

A bandeira da frente do ato | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

A manifestação, que também protestava contra a piora das condições econômicas com aumentos de gás, combustíveis e alimentos, foi acompanhada pelo repórter fotográfico Daniel Arroyo, da Ponte.

A concentração aconteceu às 14h na Praça da República e os manifestantes se movimentaram em direção ao Largo São Francisco.

O MTST marcou presença com membros de diversas ocupações.

Daniel Arroyo entrevistou o aposentado Rafael Teixeira, que disse esperar passar a bandeira para as novas gerações: “Eu quero deixar com pessoas cultas, simples e batalhadoras, que combatam a violência contra os mais pobres, os favelados… para combater esse pessoal que é contra os moradores de rua, porque, quanto mais pessoas famintas, para eles é melhor.”

Na concentração final, no Largo São Francisco, Guilherme Boulos fez um discurso relembrando a importância do local como palco de manifestações contra da ditadura militar, falando também de suas vítimas e da apologia que o governo Bolsonaro faz a esse período.

Ajude a Ponte!

A reportagem presenciou ainda a PM obrigando manifestantes a retirarem suas máscaras, alegando que isso constituiria uma “quebra da ordem” e falando de eventos em outros protestos. Os manifestantes cederam.

A dispersão começou às 17h20 e acabou antes das 18h. Ainda que a manifestação estivesse se dispersado voluntariamente, o repórter Daniel Arroyoe presenciou a PM “varreu as ruas”, percorrendo com sirenes ligadas para não deixar mais ninguém no lugar. Manifestantes consideraram isso um exagero.

Polícia dispersa manifestação Bolsonaro Nunca Mais  | Imagem: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo
Polícia dispersa manifestação Bolsonaro Nunca Mais | Imagem: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

A Ponte pediu à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo por sua estimativa do número de manifestantes e sobre a ordem de remoção das máscaras, mas não obteve resposta.

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas