Gerente de bar acusado de matar e estuprar militante feminista em SP é preso na BA

    Willy Gorayeb Liger confessou o assassinato de Débora Soriano de Melo, ocorrido no último dia 14/12, e fugiu para Ubaitaba (BA), onde foi localizado nesta sexta-feira (23/12)

    Willy Gorayeb Liger, de 27 anos, foi localizado em Ubaitaba na tarde desta sexta-feira (23) - Foto: Divulgação/Polícia Civil
    Willy Gorayeb Liger, de 27 anos, foi localizado em Ubaitaba na tarde desta sexta-feira (23) – Foto: Divulgação/Polícia Civil

    A Polícia Civil da Bahia localizou e prendeu, na tarde desta sexta-feira (23/12), em Ubaitaba, no interior da Bahia, o gerente Willy Gorayeb Liger, de 27 anos, acusado de estuprar e matar a militante feminista Débora Soriano de Melo, de 23 anos. A jovem foi assassinada na manhã do último dia 14 de dezembro em um bar da Mooca, zona leste de São Paulo, conforme a Ponte Jornalismo revelou.

    Policiais civis do 18º Distrito Policial, no Alto da Mooca, confirmaram a prisão de Willy. Ele já era considerado foragido da Justiça antes do crime cometido contra Débora, pelos crimes de estupro e de roubo. Desta vez, quem registrou a ocorrência foi o comerciante e dono do bar onde tudo aconteceu, Delano Ruiz Liger, de 34 anos. Ele é primo de Willy Gorayeb Liger.

    Débora Soriano era militante feminista - Foto: Reprodução/Facebook
    Débora Soriano era militante feminista – Foto: Reprodução/Facebook

    Evangélica, Débora deixa os pais, dois filhos e amigos. Ela estava solteira e era militante feminista. A jovem integrava e apoiava movimentos sociais ligados à luta das mulheres em São Paulo, como a UJS (União da Juventude Socialista) e a UBM (União Brasileira de Mulheres). Nascida em Cáceres, no Mato Grosso, ela morava no bairro de Vila Nova Curuçá, na zona leste da capital paulista. A jovem estudou Processos Gerenciais na Faculdade Carlos Drummond de Andrade.

    O crime, segundo o dono do bar

    De acordo com a Polícia Civil, Delano informou que, por volta das 7h30 daquele dia, uma quarta-feira, recebeu uma ligação de Willy afirmando que ia ao bar com duas garotas. Duas horas depois, o dono do bar foi ao local para retirar engradados de cerveja do dia anterior. Quando chegou lá, viu Willy, Débora, uma outra moça e outros dois homens. Todos estavam sentados e Willy ainda o ajudou a colocar os engradados no carro.

    Willy Gorayeb Liger, de 27 anos, confessou o crime ao primo e está foragido - Foto: Reprodução/Facebook
    Willy Gorayeb Liger, de 27 anos, confessou o crime ao primo e estava foragido – Foto: Reprodução/Facebook

    Depois disso, Delano pediu que o encontro entre as cinco pessoas terminasse. Por volta das 12h, Willy voltou a ligar ao primo. O gerente do bar afirmou que havia “perdido a cabeça” e matado uma moça dentro do local. O dono disse à polícia que ficou desesperado e começou a pedir para que Willy tentasse salvar a vida da garota, sugerindo até que ele fizesse respiração boca a boca.

    Ainda segundo Delano, Willy afirmou “de forma calma”, que não adiantava mais, que a garota já estava morta. Ele explicou que golpeou a jovem na cabeça com um taco de beisebol e pediu para o primo não abrir o bar durante o dia, afirmando que tinha o interesse de sumir com o corpo da vítima.

    Apavorado, Delano foi para sua casa e conversou com sua esposa. Enquanto estava lá, recebeu vários telefonemas de Willy, que lhe pedia para não abrir o bar e nem relatar o caso à polícia. Por volta das 14h, o dono do bar ligou para outro primo, que é policial civil. Ele foi até a casa de Delano. Lá, eles decidiram que deveriam acionar um advogado e ir até a delegacia. O BO foi registrado no 18º DP às 17h23.

    Willy Gorayeb Liger já tinha mandado de prisão em aberto por estupro e roubo - Foto: Reprodução/Facebook
    Willy Gorayeb Liger já tinha mandado de prisão em aberto por estupro e roubo – Foto: Reprodução/Facebook

    Assim que o caso foi comunicado na delegacia, policiais foram com as testemunhas até o bar. Quando Delano abriu a porta, havia algumas manchas de sangue entre a saída e o depósito. Na parte debaixo do local, o corpo de Débora estava lá. Havia hematomas nas partes íntimas, rosto e cabeça. Seu pescoço tinha fios enrolados.

    Débora estava sem calcinha e com a saia levantada na altura do quadril. Vestia sutiã e estava com a blusa levantada acima do peito. Com fortes indícios de que, além de assassinada, Débora foi vítima de violência sexual, foram solicitados exames sexológico, toxicológico e subunguial.

    Na cozinha do bar, apoiado na grelha da churrasqueira, havia um bastão preto. A suspeita é de que ele tenha agredido a moça com esse bastão. Escondido embaixo do balcão, atrás de caixas de cerveja, estavam os documentos de Débora, dentro de uma mochila.

    Débora Soriano de Melo morava na Vila Nova Curuçá, zona leste de SP - Foto: Reprodução/Facebook
    Débora Soriano de Melo morava na Vila Nova Curuçá, zona leste de SP – Foto: Reprodução/Facebook

    Procurada, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) não se manifestou até a publicação da reportagem.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    american eagle online coupons

    Hello there, You have done an excellent job. I’ll definitely digg it and personally suggest to my friends. I’m confident they will be benefited from this web site.
    american eagle online coupons http://www.americaneagle-coupons.com

    mais lidas