Guardas civis são flagrados agredindo vendedor ambulante em SP

    Vídeo recebido no canal de denúncias da Ponte mostra GCMs na calçada da rua Bresser agredindo rapaz e ignorando apelos de cessar ação

    Um vídeo gravado pelo celular na rua Bresser, na região do Brás, centro de São Paulo, mostra GCMs (Guardas Civis Metropolitanos) agredindo um rapaz negro, que, segundo testemunhas, é vendedor ambulante.

    A Ponte recebeu a imagem através do canal de denúncias do Whatsapp nesta quarta-feira (11/12). “Não é para bater no homem. É só ter calma, o homem é trabalhador”, grita uma das pessoas que observava a cena.

    Guarda civil dando um mata-leão em vendedor negro | Foto: reprodução

    Segundo a pessoa que testemunhou a ação e gravou o vídeo, e que terá a identidade preservada, o rapaz estava acompanhado da filha e da companheira. No vídeo é possível observar a menina gritando para que os guardas cessem a agressão. Ela disse que ações da GCM são comuns na região, mas que essa chamou a atenção pela violência.

    Uma das viaturas que participou da ação truculenta contra vendedor ambulante negro

    “Eu só parei porque a ação dos guardas foi muito assustadora. Já vi abordagens agressivas, mas essa superou. As operações do ‘rapa’ são comuns, mas nunca desse jeito. Os guardas das duas viaturas já saíram de arma na mão, chegaram na violência. Achei até que alguma loja tivesse sido assaltada, algo assim. Me chamou atenção é que o rapaz nem esboçou reação e mesmo assim foi enforcado pelos guardas. Ele não agrediu os policiais”, contou.

    A Ponte questionou a Secretaria Municipal de Segurança Urbana sobre a atuação dos GCMs. Em nota, a pasta nega que o vídeo mostre uma ação truculenta dos guardas ou mesmo agressão. “A SMSU informa que o vídeo apresentado mostra uma tentativa de imobilização, e que se as pessoas que presenciaram tiverem outros vídeos que possam mostrar. A corregedoria está a disposição para receber as denúncias”, diz a nota.

    Reportagem atualizada às 11h20 do dia 13/12 com inclusão da nota da Secretaria de Segurança Urbana de SP.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas