Human Rights cobra ‘direito de manifestantes’ do governo brasileiro

    Entidade pede investigações sobre uso excessivo da força e prisões arbitrárias feitas pelas polícias

    Caramante
    PMs de SP detêm manifestante durante protesto contra o governo de Michel Temer (PMDB) Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

    A Human Rights Watch criticou as ações truculentas por parte da Polícia Militar nas manifestações contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Em nota, a organização cobra das autoridades a garantia dos direitos constitucionais dos manifestantes e a abertura de investigações “profundas e imparciais” sobre abusos e uso excessivo da força pelos agentes do Estado, além das prisões feitas durante os protestos.

    Alguns casos de abuso foram citados para sustentar a crítica às corporações de diversos estados. Em São Paulo, citou o atropelamento proposital de um protestante por uma viatura da PM e o caso da estudante Deborah Fabri, atingida por estilhaços de bomba e que perdeu a visão do olho esquerdo. No Pará, o disparo em curta distância de bala de borracha na direção da cabeça de um manifestante. Ainda abordou o incidente em que um advogado foi agredido por policiais com cassetetes em Caxias do Sul.

    “As autoridades brasileiras precisam garantir que a polícia respeite os direitos dos manifestantes e jornalistas. Isso significa fornecer instruções claras sobre as formas adequadas de lidar com multidão, além de garantir a responsabilização de todos os policiais que usem força excessiva ou cometam outros abusos”, sustentou a diretora da Human Rights no Brasil, Maria Laura Canineu.

    Um dos pontos levantados é o uso de meios não violentos contra atos de vandalismo quando eles ocorrem. Porém, ressaltou as prisões feitas arbitrariamente, como a de 26 estudantes em frente Centro Cultural São Paulo por conta de pedras e máscaras contra gás, em 4 de setembro, e a detenção de dois fotógrafos no dia 31 de agosto, um deles agredido e  com equipamento destruído pelos policiais de São Paulo.

    “Se qualquer manifestante se envolver em atos de violência, as autoridades têm o dever de levá-lo à Justiça. Mas isso não justifica o uso excessivo da força contra os manifestantes”, pontua Maria Laura Canineu.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas