Instituto FALA! lança edital exclusivo para coletivos de comunicação de Salvador e região metropolitana

Com o tema Jornalismo, comunicação e cultura nos territórios: novos formatos como meio de transformação social, o edital vai oferecer quatro bolsas de R$ 6 mil para a produção de reportagens especiais

Foto: Fernanda Maia/Instituto FALA!

É com o objetivo de promover uma mistura entre jornalismo, comunicação e cultura que o Instituto FALA! lança seu primeiro edital, em parceria com o Instituto Mídia Étnica. Podem concorrer coletivos de jornalismo, comunicação e/ou cultura que atuem nos territórios periféricos da Grande Salvador, com pelo menos um ano de formação e ativos em suas redes. Não é necessário que estejam formalizados como pessoa jurídica.

O edital foi anunciado no encerramento do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, realizado em Salvador, em agosto de 2022. O objetivo é apoiar coletivos da capital baiana e região metropolitana que apostam nessa perspectiva de troca. O Instituto FALA! é idealizador e realizador do Festival que, em 2023, terá sua 4a edição, desta vez na cidade do Recife. As duas primeiras, em 2020 e 2021, aconteceram de forma remota na plataforma digital do Sesc São Paulo. A terceira foi realizada presencialmente em Salvador, na Bahia.

“A Bahia, em geral, e Salvador, em particular, trazem em seu DNA um jornalismo combativo e focado nas pautas populares. Este jornalismo esteve presente desde sempre nas periferias e nos bairros menos favorecidos, tocado a partir do trabalho dos chamados comunicadores populares. Foi partindo dessas premissas que decidimos começar por Salvador a edição presencial do Festival FALA! e lançar esta iniciativa destinada a ajudar a fortalecer os coletivos locais de mídia”, afirma Rosenildo Ferreira, diretor-executivo do Instituto FALA!.

O Instituto FALA! é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, centrada no debate sobre o jornalismo de causas e seu papel na sociedade brasileira, a partir da perspectiva popular e da interseccionalidade entre jornalismo, comunicação e cultura. Foi fundado e é gerido por quatro grupos de mídia independente de referência no Brasil: Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto

O Instituto Mídia Étnica é uma organização da  sociedade civil criado por jovens negros de Salvador, Bahia, em 2005, com o objetivo de realizar projetos para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas  tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira. Em 2008 foi criado o portal Correio Nagô, o principal canal de veiculação de conteúdos jornalísticos e audiovisuais. 

O principal critério para a seleção dos coletivos no edital é a inovação de formatos, que deve estar tanto na forma de apresentação da reportagem — portanto na forma escolhida para contar a história — quanto na própria pauta, que precisa visibilizar experiências e iniciativas que buscam a incidência política e cultural nos territórios a partir de novas linguagens.

Os coletivos precisam estar sintonizados com os valores do Instituto FALA! de promoção dos direitos humanos, da democracia e da justiça social, comprometidos com uma agenda de comunicação antirracista, anti-transfóbica, diversa, plural e de tolerância religiosa. A inscrição será realizada por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site do Instituto FALA!.

Os conteúdos das reportagens on-line produzidas pelos coletivos selecionados serão publicados no site do Instituto FALA! e divulgados nas redes do Instituto (em colab com cada um dos coletivos selecionados), bem como nos portais das quatro organizações fundadoras e suas respectivas redes sociais. 

As reportagens serão expostas ao público da quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, que vai acontecer em setembro, na cidade do Recife, em Pernambuco. O Instituto arcará com passagem e hospedagem para um integrante de cada coletivo selecionado, para acompanhar a exposição das reportagens e os debates do Festival FALA! 2023.

Acesse o edital completo
Acesse o formulário para inscrição

Serviço: 

O que: Edital Jornalismo, comunicação e cultura nos territórios: novos formatos como meio de transformação social

Inscrições: De 17 de março a 17 de abril de 2023

Resultado: 2 de maio de 2023

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas