Jornalismo com credibilidade: Ponte passa a integrar o Trust Project

Projeto criado para atestar a qualidade e a crediblidade reúne mais de 240 veículos em todo o mundo. No Brasil, além da Ponte, fazem parte Agência Mural, Folha de S. Paulo, GZH, Jornal do Commercio, Nexo Jornal, Poder360 e O Povo

O Trust Project, uma rede global que reúne mais de 240 organizações jornalísticas comprometidas com transparência, integridade e precisão, anunciou nesta quarta-feira (24/11) sua expansão no Brasil com a adesão de três novos meios de comunicação: Ponte Jornalismo, GZH e Jornal do Commercio.

“Damos as boas vindas à Ponte Jornalismo em nossa rede global. Sua cobertura abrange valores caros ao Trust Project, como precisão, justiça e inclusão”, declararam as representantes do projeto. Com isso, a Ponte passa a exibir em sua página os 8 Indicadores de Credibilidade do Trust. As responsáveis pelo projeto destacam que a expansão brasileira do Trust ocorre “em um momento crítico para a expansão do acesso ao jornalismo confiável no maior país da América Latina”.

“Com a desinformação ameaçando suas próprias vidas e meios de subsistência, é vital para o povo brasileiro ter acesso a notícias precisas, justas e honestas”, afirma Sally Lehrman, fundadora e CEO do Trust Project. “Estamos orgulhosos de ter tantos veículos jornalísticos brasileiros unindo-se ao nosso trabalho e dando um passo adiante para assumir um compromisso forte com a transparência e o interesse público.”

No mesmo dia, o projeto anunciou que outros cinco meios brasileiros, que já faziam parte do Trust, completaram a série dos 8 Indicadores ao incluir mais dois (Referências e Métodos): Agência Mural, Folha de S. Paulo, Nexo Jornal, Poder360 e O Povo. Atualmente, o Trust está presente em todas as regiões brasileiras, em 6 estados e no Distrito Federal.

Os 8 Indicadores

Desenvolvido pelo Trust Project em colaboração com o público e líderes de organizações jornalísticas em todo o mundo, os 8 Indicadores são uma série de declarações padronizadas sobre os princípios éticos e de conduta seguidos por organizações noticiosas, que detalham quem está por trás de determinado veículo e ajudam o público a distinguir entre jornalismo confiável e desinformação online.

Os 8 Indicadores de Credibilidade, que ajudam o jornalismo a se responsabilizar e se comprometer com o interesse público, são cada vez mais utilizados como uma ferramenta de treinamento em educação midiática e para avaliação externa da validade dos sites de notícias.

No Brasil, o Projeto é realizado através de uma parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob coordenação dos jornalistas Francisco Rolfsen Belda, presidente do Projor e docente da Unesp, e Angela Pimenta, diretora de operações do Projor.

Comentários

Comentários

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas