‘Brasil em Fúria’ retrata impeachment e crescimento da intolerância no país

    Publicação será lançada amanhã (4/5), em São Paulo, e reúne textos publicados entre 2015 e 2016, na coluna ‘Contra Correntes’, do site Justificando

    Nos últimos dois anos, o Brasil passou por mudanças, especialmente no campo político, mas não apenas nele. Foi o segundo impeachment da recente e frágil democracia do país, foi carregado de tintas, conchavos e negociatas, que permitiram a todos que eram contra a deposição de Dilma Rousseff (PT) chamar o atual presidente, Michel Temer (PMDB), de golpista.

    Na esteira de todas essas transformações, o crescimento da polarização permitiu que os discursos de intolerância ganhassem terreno. As análises desse período, compreendido entre a reeleição de Dilma, em 2014, até a saída dela, em 2016, estão em “Brasil em Fúria: Democracia, Política e Direito“, do grupo editorial Letramento. O livro será lançado nesta quinta-feira (4/5), em São Paulo.

    Convite de lançamento do livro “Brasil em Fúria: Democracia, Política e Direito” – Imagem: Divulgação

    A publicação é uma coletânea de textos de cinco autores: Giane Ambrósio Tavares, Marcelo Semer, Marcio Sotelo Felippe, Patrick Mariano e Rubens Casara, considerados expoentes do pensamento crítico e resistentes à avassaladora hegemonia do reacionarismo no Judiciário, sempre com as armas da crítica e do pensamento livre.

    Dividido em quatro módulos, Fascismo, Direitos Humanos, Populismo Penal, Democracia e Justiça, os artigos foram publicados entre os anos de 2015 e 2016, na coluna “Contra Correntes”, do site Justificando.

    Entre os temas estão o impeachment, a análise do golpe, o papel do Judiciário, o punitivismo, o crescimento do fascismo na sociedade brasileira, o esvaziamento da Constituição de 1988 em todo esse contexto e o ataque aos direitos nela consagrados.

    No prefácio, Alysson Leandro Mascaro, professor de Filosofia do Direito da USP (Universidade de São Paulo), escreve: “Os autores deste livro são juristas de altíssima formação, reúnem as mais variadas experiências profissionais – na advocacia, na magistratura e na procuradoria – a um compromisso sólido e profundo com o povo, a classe trabalhadora e os explorados. São cinco dos melhores personagens da nossa história presente. Suas palavras e este livro devem ser lidos como testemunhos de quem não se calou: vozes que ecoam o contracanto do hoje e, quiçá, sejam vozes do prenúncio do canto geral do futuro”

    O lançamento do livro acontecerá na Livraria da Vila, na alameda Lorena, nº 1.731, nos Jardins, em São Paulo, das 19 às 22h.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas