Mães Mogianas fazem ato para marcar um ano de luta por justiça

    Manifestação acontece neste sábado (17/12) na região central de Mogi das Cruzes (SP). Até o momento, apenas dois policiais estão em prisão preventiva

    maes
    Há um ano, Mães Mogianas lutam por justiça nos casos de chacinas na cidade (Foto: Reprodução/Facebook)

    O movimento Mães Mogianas realiza ato no próximo sábado (17), a partir das 10h, na praça da Marisa, região central de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, para marcar o primeiro ano do grupo que reivindica justiça para os casos de chacinas que deixaram pelo menos 21 de jovens mortos, entre 21 de novembro de 2014 e 8 de junho de 2015, de acordo com levantamento do movimento.

    O objetivo da manifestação é “chamar atenção da população” para as chacinas que aconteceram na cidade, conforme explicou Claudete Rodrigues, mãe de Matheus Aparecido da Silva, assassinado em 15 de novembro de 2013, quando tinha 16 anos.

    De acordo com a nota que convida para o evento, as investigações só começaram porque “as mães do Caputera [bairro da periferia de Mogi das Cruzes] botaram a boca no trombone, procuraram outras mães de Jundiapeba, Vila Natal [também bairros periféricos]”.

    Os policiais militares Fernando Cardoso Prado de Oliveira e Vanderlei Messias Barros são os únicos que estão presos preventivamente por envolvimento nas chacinas. No entanto, as mães acreditam que há outros envolvidos.

    Ivani Lira Santos, mãe de Breno Santos Vale, que tinha 14 anos quando foi morto, em 24 de janeiro de 2015, acredita que o ato serve para mostrar aos assassinos que as vítimas têm família e que lutam por justiça.

    “Quero mostrar para eles que meu filho era uma criança que teve o sonho interrompido. Tinha futuro pela frente, tinha sonhos e eles tiraram a vida do meu filho e tiraram um pedaço de mim também, porque depois da perda do meu filho, eu morri também junto com ele. Hoje eu sou uma morta viva”, disse Ivani.

    Ato Mães Mogianas
    Data: Sábado, 17 de dezembro de 2016
    Horário: a partir das 10h
    Local: Praça da Marisa, centro de Mogi das Cruzes

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas