Mães de vítimas do Estado se encontram em Manguinhos, no Rio

    “É sofrido um encontro desses, mas no final saímos fortalecidas”, disse Débora Silva, das Mães de Maio, durante encontro de mães de vítimas da violência policial

    Mães de vítimas da violência policial participam de encontro em Manguinhos I Foto: Pedro Prado/Ponte Jornalismo

    Na sala simples de parede sem reboco, Fátima Pinho, que teve seu filho morto por policiais da UPP, tenta superar o lugar vazio que ficou no sofá. Ela mostra os retratos do filho e uma pintura que fizeram em sua homenagem enquanto ela termina de fazer o caldo de ervilha que ofereceu no Segundo Encontro da Rede Nacional de Mães e Familiares Vítimas do Terrorismo do Estado, realizado sábado (20/5) no Campo Socity, espaço de futebol da comunidade em Manguinhos, zona norte do Rio.

    Márcia Jacinto, mãe de Henry, morto pela PM I Foto: Pedro Prado/Ponte Jornalismo

    O encontro, realizado nos dias 19 e 20 no Rio, busca responsabilizar o Estado pelas execuções praticadas por agentes do Estado.  Durante o segundo dia do evento, houve roda de conversa, atividade para crianças, ato ecumênico e apresentação das mães. Márcia Jacinto, que teve seu filho, Henry Jacinto, morto por policiais militares com um tiro no peito quando voltava da casa do amigo dele, acredita que este encontro de mães serve para fortalecer e dar voz aos que foram brutalmente assassinados por agentes de segurança do estado.

    Fátima Pinho mostra retrato do filho I Foto: Pedro Prado/Ponte Jornalismo

    “Os policiais foram afastados só depois de dar muita raça e correr atrás da justiça. Se eu não fosse atrás, apurando, investigando, eles ainda estariam soltos”, disse ela, que estava estudando direito na época que seu filho morreu, em 2002. “Meu filho foi uma resposta de que quem manda na comunidade é a polícia”, completou. “Ele tem voz. E eu estou aqui para falar por ele. Os policiais foram afastados, graças a Deus, mas o processo demorou. E com ele teve dor. Estou aqui apoiando as mulheres, do lado dessas guerreiras. Aqui é nós por nós”, finalizou Márcia.

    Débora Silva, das Mães de Maio, veio de SP | Foto: Pedro Prado/Ponte Jornalismo

    Para Débora Maria Silva, uma das fundadoras do movimento Mães de Maio — criado no Estado de São Paulo após as forças de segurança matarem mais de 500 pessoas em maio de 2006, entre elas seu filho —, o encontro foi fundamental para estruturar as mães que passam pela mesma coisa. “É muito bonito ver essas mães juntas. Juntas somos mais fortes. São as mães que vão derrubar o sistema. São as mães que vão fazer a democracia ser verdadeira. São as mães que vão fazer desse país um país verdadeiro”, declarou ela.

    Foto: Pedro Prado/Ponte Jornalismo

    “Não podemos aceitar este Estado que mata nossos filhos e rouba nossos impostos. A gente não dá luz a um filho para eles matarem. Temos que lutar. A gente tem um Judiciário que mata dez vezes mais do que quem aperta o gatilho, porque só com uma canetada ele arquiva uma morte. É sofrido um encontro desses, mas no final saímos fortalecidas”, concluiu Débora.

    Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro não se manifestou até o momento.

    Foto: Pedro Prado/Ponte Jornalismo

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas