Mágino Alves Barbosa Filho assume interinamente a SSP-SP

    Formado em Direito, Barbosa Filho já teve o segundo maior salário do Ministério Público de São Paulo
    Mágino Alves Barbosa Filho ao lado do ex-secretário Alexandre de Moraes (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
    Mágino Alves Barbosa Filho ao lado do ex-secretário Alexandre de Moraes (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

    Secretário adjunto da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), Mágino Alves Barbosa Filho assume interinamente a pasta após o então secretário, Alexandre de Moraes (PSDB), ter aceito o convite para ser Ministro da Justiça do governo interino de Michel Temer. Ambos estão na SSP desde o início de 2015, quando teve início a quarta gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador do Estado.

    Formado em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Barbosa Filho ingressou no MPE (Ministério Público Estadual) em 1984, como promotor substituto de promissão. Foi ainda promotor em São Sebastião, Serra Negra, Mogi das Cruzes e, na capital, integrou a equipe de delitos diversos, além da 5ª Promotoria Criminal.

    Uma reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, de 2006, apontou que o salário do promotor era o segundo maior do MP – pelo menos R$ 35 mil por mês. Consulta feita no site da transparência do Governo de São Paulo aponta que ele não recebe nem R$ 1.

    Barbosa Filho ainda foi procurador de Justiça em 1999. Foi quatro vezes secretário da Procuradoria de Justiça Criminal, subprocurador-Geral de Justiça de Gestão (2011-2012) e Chefe de Gabinete da PGJ (2013).

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas