Manifestantes saem em defesa de vendedora e apanham da PM

    Manifestantes se revoltaram ao ver PMs agredindo uma camelô. Cercados pela multidão, PMs agrediram quem viram pela frente, inclusive um fotógrafo

    De novo, a violência. Iniciada, mais uma vez, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

    Na manifestação Fora Temer organizada ontem (18/9) pela frente de partidos e movimentos sociais Povo Sem Medo, o clima pacífico do protesto foi interrompido quando um grupo de policiais militares resolveu apreender as mercadorias de uma vendedora de rua, na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).

    PM Agride Fotógrafo que registrava a ação. Foto: Daniel Arroyo
    PM Agride Fotógrafo que registrava a ação. Foto: Daniel Arroyo

    Quando os policiais saíram levando as duas caixas de isopor com refrigerante, a dona das mercadorias agarrou-se às caixas e tentou impedir que os PMs as levassem. Os policiais empurraram a vendedora repetidas vezes — e a cena de dois policiais empurrando uma mulher revoltou os participantes da manifestação. A multidão cercou os policiais, questionando a “truculência” contra a vendedora.

    PM escolta a retirada do material apreendido. Foto: Daniel Arroyo
    PM escolta a retirada do material apreendido. Foto: Daniel Arroyo

    Em seguida, os policiais foram para cima da multidão distribuindo cacetadas e baforadas de spray de pimenta. Um dos atingidos no rosto pelo gás foi o ex-senador Eduardo Suplicy (PT). Várias pessoas foram agredidas sem explicação, entre elas o fotógrafo André Lucas, do coletivo CHOC Documental. Para impedir que um policial (identificado apenas pelo número SD154849211M, que levava em sua tarjeta de identificação) quebrasse sua câmera com um golpe de cassetete, André protegeu o equipamento com o braço e acabou ferido.

    Dessa vez, a violência gerou discordância entre os próprios policiais. Quando um PM identificado como segundo-sargento Freitas tentou avançar para cima da multidão, foi contido pelo próprio comandante, que agarrou o sargento pelo colete e o obrigou a recuar.

    PM discute com manifestantes e é contido. Foto: Daniel Arroyo
    PM discute com manifestantes e é contido. Foto: Daniel Arroyo


    Outro lado – atualizado em 20/9, às 12h

    A respeito das violências, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública emitiu, na noite de ontem, a seguinte nota:

    Neste domingo, na Avenida Paulista, policiais militares da atividade delegada, a serviço da Prefeitura de São Paulo, tentavam apreender mercadoria de uma vendedora ambulante quando foram hostilizados por um grupo de manifestantes e utilizaram equipamentos não letais para conter a situação. A mercadoria foi apreendida e não houve feridos.

    PMs recuam em direção a Base situada em frente ao Parque Trianon. Foto: Daniel Arroyo
    PMs recuam em direção a Base situada em frente ao Parque Trianon. Foto: Daniel Arroyo
    Manifestante não concorda com a ação do 2º SGT Freitas.
    Manifestante questiona a ação do 2º SGT Freitas. Foto: Daniel Arroyo
    Manifestante reclama do uso do gás de pimenta. Foto: Daniel Arroyo
    Manifestante reclama do uso do gás de pimenta. Foto: Daniel Arroyo

    POVOSEMMEDO_180916 (6)

    Manifestantes protestam contra a ação da PM. Foto: Daniel Arroyo
    Manifestantes protestam inconformados com  a ação da PM. Foto: Daniel Arroyo

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    Antonio Carlos
    Antonio Carlos
    7 anos atrás

    QUAL O MOTIVO DE CINCO PMs ESTAREM EM MEIO A CENTENAS DE PESSOAS, HOSTILIZAM UMA VENDEDORA AMBULANTE E QUE ESTÃO SENDO FILMADOS POR TODA A MIDIA(PELEGA)E A INTERNACIONAL? PRA MIM É SIMPLES ENTENDER; O QUE A “SECRETINA DE SEGURANÇA” QUER É QUE MANIFESTANTES AGRIDAM OS TAIS “REPRESENTANTE DA JUSTIÇA”(QUE SÃO JUSTICEIROS)E A PARTIR DAI IREM SEMPRE ARMADOS PARA PROTESTOS E REPRIMIREM COM MAIS VIOLÊNCIA POIS ASSIM JUSTIFICARIA AS MEDIDAS QUE O GOVERNO USURPADOR E O FACISTA DO ALKIMISTA QUEREM IMPOR!
    JÁ DIZIA JOAQUIM BARBOSA QUE AS COISAS IRIAM FICAR PIORES NESTA TERRA BRASILIS.!

    mais lidas