Manifestantes se unem contra aumento da violência policial na pandemia em SP

    “O olhar da polícia para os jovens está frenético. Nossos jovens estão dentro de casa e quando saem são reprimidos e mortos”, afirma uma moradora, em entrevista

    Povo negro organizado contra o genocídio e a violência policial em São Mateus, zona leste de São Paulo | Foto: Pedro Borges/Alma Preta

    O aumento da violência policial nas periferias na pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, levou aproximadamente 200 pessoas às ruas da região de São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo, na tarde deste sábado (8/8).

    A partir da concentração do ato, no Largo São Mateus, os manifestantes saíram em direção às avenidas Mateo Bei e Aricanduva. O ato pacífico contou com a presença de moradores e de diversos movimentos sociais.

    Ediane Nascimento, integrante do núcleo negro do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) de São Paulo conta que a violência policial durante a pandemia está cada vez mais grave.

    “Nós estamos aqui para denunciar a violência que está cada vez mais evidente nesse momento de pandemia. O olhar da polícia para os jovens está frenético. Nossos jovens estão dentro de casa e quando saem são reprimidos e mortos”, afirma.

    Somente nos seis primeiros meses do ano, os policiais militares mataram 498 pessoas no estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública. É o maior número já registrado em um primeiro semestre desde que a SSP passou a disponibilizar esses dados, em 1996.

    Katiara Oliveira, da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio, destaca que o ato deste sábado também reivindica a criação de um hospital de campanha na Zona Leste para o tratamento dos casos de Covid-19 e contra a ausência de políticas públicas, que resultam na exposição dos trabalhadores ao vírus.

    “Estamos organizados para mostrar todas as formas de genocídio. Os trabalhadores estão com medo e o ato também serve para transmitirmos forças às famílias, mostrando que elas não estão sozinhas”, explica.

    Protestos descentralizados

    Ainda no final de maio deste ano, as manifestações antirracistas se concentravam nas regiões centrais da capital paulista, como a Avenida Paulista e o Largo da Batata. Segundo ativistas do movimento negro, descentralizar os atos é urgente.

    “Acreditamos que onde acontece a violência é onde deve haver resistência. Se mobilizar na quebrada é importante por isso”, diz Katiara. Fabio Monteiro, do MTST, acrescenta que a “luta dos movimentos sociais deve se manter descentralizada”.

    Apoie o Alma Preta!

    “Saimos um pouco do núcleo dos centros financeiros que são racistas em sua estrutura. É importante manter essa luta nas periferias. O Batalhão de São Mateus, por exemplo, é um dos que mais matam e que os policiais também mais morrem. Com a pandemia, há uma negligência de direitos que se refletem sobretudo na população negra e periférica”, considera.

    O ato deste 8 de agosto na região de São Mateus não foi o primeiro a acontecer na zona leste no segundo semestre deste ano. No dia 4 de julho, na Cidade Tiradentes, familiares de jovens mortos foram às ruas levantando cartazes com os nomes das vítimas e vários sinais de interrogação, pedindo justiça. Na ocasião, conforme noticiado pelo Alma Preta, policiais sem identificação acompanharam o ato.

    Texto originalmente publicado no Alma Preta.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] Leia mais: Manifestantes se unem contra aumento da violência policial na pandemia em SP […]

    mais lidas